quarta-feira, 8 de março de 2017

Leite-creme de arroz ... na Yammi ou no tacho


Se existe uma sobremesa que adoro é leite-creme mas confesso que raramente o faço. Um dia destes surgiu a vontade de comer um mas cá em casa havia quem quisesse arroz doce e para mim estava fora de questão fazer os dois, é tentação a mais para um ser-humano, não acham?
Por isso, fazem-se as vontades e "mata-se dois coelhos com uma cajadada só" ou como se diz, faz-se um dois em um e assim surgiu este creme diferente mas bastante saboroso que deixou satisfeitos todos os que o comeram (e não durou nem 24h, somos tão gulosos).



Ingredientes:
- 200g de arroz carolino ou outro com goma (uso sempre o de risotto)
- 400ml de água*
- 700ml a 750ml de leite magro  
- 100g de açúcar (pode aumentar se for guloso)
- 3 cascas de limão
- 1 pau de canela
- 6 gemas (usei ovos caseiros)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha**
- 1 e 1/2 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
- canela em pó


Bata as gemas com um pouco do leite e reserve. Misture o amido de milho com o restante leite e reserve.
Coloque no copo da Yammi o arroz, a água, a casca de limão e o pau de canela. programe 16 minutos*, vel.1, temp. 100º. No final do tempo, retire o pau de canela e triture 50 segundos, passando da velocidade 4 até à 7. Acrescente a mistura de leite e amido, o açúcar e programe 25 minutos, vel.1, temperatura 90º. Quando faltarem 5 minutos para terminar, verta a mistura das gemas em fio e a baunilha. No fim do tempo, verifique a consistência e se necessário, acrescente mais uns minutos. Verta para uma travessa e polvilhe com canela.

Para quem não tem robot de cozinha:
Bata as gemas com um pouco do leite e reserve. Misture o amido de milho com o restante leite e reserve.
Coloque num tacho o arroz, a água, a casca de limão e o pau de canela. Deixe cozinhar até a água evaporar. Acrescente um pouco da mistura de leite e amido e triture bem. Acrescente então o restante leite, o açúcar e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando estiver quase pronto verta a mistura das gemas em fio. Verta para uma travessa e polvilhe com canela.

Notas:
* a quantidade de água e tempo de cozedura do arroz varia muito consoante o tipo e marca do arroz. Pode ser necessário aumentar um pouco mais o tempo de cozedura.

** não usei a baunilha porque optei por usar farinha custard que consiste num amido de milho com sabor a baunilha. Esta farinha encontra-se à venda em qualquer supermercado, na secção de preparados para sobremesa, geralmente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...