quinta-feira, 30 de março de 2017

Leite-creme ... na yammi


Leite-creme é uma das sobremesas que mais gosto, especialmente se for ainda quente, polvilhado com canela. Desde pequena que me lembro de ver a minha mãe fazê-lo e depois dar-me o tacho para eu rapar (tinha sempre o cuidado de deixar um bocadinho generoso ainda no tacho) . E eu rapava, rapava até ficar bem limpo. Esse hábito ainda se mantém até aos dias de hoje, há coisas que simplesmente não mudam e o prazer de as fazer ainda menos. Por isso, hoje deixo aqui uma receita de leite-creme, não é a receita da mãe já que essa sempre foi feita a olho (como quase todas as receitas das nossas mães, avós, ...) mas uma das receitas que costumo fazer, facilitada pelo uso do robot de cozinha, mas que fica igualmente saborosa tanto com canela como queimado (ou os dois juntos como eu gosto). 

Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 5 gemas
- 80g a 100g de açúcar amarelo
- 80g de farinha de trigo
- casca de meio limão (só a parte amarela)
- 1 pau de canela
- canela em pó e açúcar para finalizar

Monte a lâmina de mistura no copo. Coloque as gemas, o leite, o açúcar e a farinha no copo e programe 2 minutos na velocidade 5. Junte as cascas de limão e o pau de canela, programe 22 minutos, velocidade 2, temperatura 90º. No final do tempo, retire o limão e a canela e verta o leite-creme para uma travessa funda. Deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Sirva de seguida.

Se não tiver robot de cozinha:
Aqueça 750ml de leite. Coloque as gemas, o restante leite, o açúcar e a farinha num tacho e mexa muito bem. Junte o leite aquecido, as cascas de limão e o pau de canela. Ligue o lume e mexa sempre até o creme engrossar. Quando estiver pronto, retire o limão e a canela e verta o leite-creme para uma travessa funda. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Sirva de seguida.

PS: adoro acompanhar com morangos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...