quarta-feira, 22 de março de 2017

Tarte quadriculada de maçã ... sem adição de açúcar


Já vamos a meio da semana e um doce sabe sempre bem, não acham? Mas quando falo em doce, não quer dizer que seja algo muito prejudicial, especialmente para quem já começa a pensar na praia :)
Existem receitas deliciosas e bem simples de se fazer, que todos adoram e que ninguém conseguirá ser indiferente. E esta tarte de maçã é uma dessas receitas e ainda com a vantagem de não levar açúcar (apenas adicione se for um guloso, ok). 



Receita adaptada do livro "Doze meses na cozinha", pág.71

Ingredientes da massa:
- 240g de farinha com fermento
- 100g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- 3 a 5 colheres (sopa de água fria)

Ingredientes para o recheio:
- 500g de maçãs (de preferência docinhas)
- água
- canela em pó
- sumo de meio limão
- 2 colheres (de sopa) de açúcar amarelo (se forem gulosos, eu não usei)


Forre uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe com farinha.
Corte as maçãs em cubos e retire os caroços (não precisa descascar). Coloque-as num tacho juntamente com o sumo de limão, a canela e água suficiente até cobrir as maçãs. Deixe cozer até ficarem bem macias. Triture com a varinha mágica até obter um creme e reserve.

Para a massa, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Polvilhe a bancada com farinha e estique a massa até obter um círculo maior que a forma. Forre a forma e apare as laterais. Com as sobras da massa, volte a esticar e corte várias tiras. Coloque o recheio de maçã na forma e decore com as tiras de massa. Pincele a massa com leite e leve ao forno, pré-aquecido a 180º até esta estar cozida e dourada. Desenforme, polvilhe com mais um pouco de canela em pó e sirva morna ou fria, simples ou com uma bola de gelado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...