sexta-feira, 21 de abril de 2017

Pão-de-ló de limão com creme de ovos e chocolate


Ultimamente não têm passado muitos doces aqui pelo blog, eu sei que estou a falhar ... logo eu que sou uma gulosa assumida. Mas a verdade é que poucos têm sido feitos já que somos apenas dois cá em casa a comer e por isso, cada bolo acaba por ir parar em fatias no congelador, o que vai dando para comer ao longo de algum tempo. Mas isso não quer dizer que tenha deixado de fazer de vez em quando e quando temos uma ocasião que mereça algo especial, lá estou eu de volta da farinha e do açúcar para fazer alguma delícia.
Isto tudo para dizer que a Páscoa foi uma dessas ocasiões especiais e assim sairam algumas guloseimas desta cozinha, inclusivé este bolo super fofo que vos deixo aqui hoje. Se gostam de fofura, têm de experimentar brevemente este bolo levemente húmido e muito saboroso, palavra de "Carla".


Bolo:
- 4 ovos
- 140g de farinha com fermento
- 120g de açúcar
- raspa de 1/2 limão

Recheio:
- 3 gemas
- 2 ovos
- 125ml de água
- 150g de açúcar
- 1 colher (chá) de amido de milho 

Calda:
- 150ml de leite
- 3 cascas de limão

Cobertura:
- 150g de chocolate (um bom chocolate)
- 2 a 3 colheres (sopa) de leite
- raspas de chocolate e fios de ovos para decorar (opcional)

Comece por preparar o bolo. Bata as claras em castelo e quando levantarem, junte aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Junte depois as gemas, uma a uma e a raspa de limão. Com uma espátula envolva delicadamente a farinha peneirada. Verta para uma forma redonda de 21cm (untada e polvilhada) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos (ou até o teste do palito sair seco). Desenforme e deixe arrefecer.

Para a calda, aqueça 150ml de leite com as cascas de limão e deixe arrefecer.

Para o recheio de creme de ovos, leve ao lume a água e o açúcar. Quando levantar fervura, diminua o lume e deixe ferver durante 3 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Misture as gemas com os ovos e o amido de milho. Coe e junte à calda de açúcar. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar (não pode ferver). Deixe arrefecer antes de usar.

Para a cobertura, leve ao microndas o chocolate partido com o leite e aqueça 1 minuto na potência máxima. Retire e mexa bem. Se necessário leve mais uns segundos ao microondas até estar bem derretido e o molho homogéneo.

Montagem:
Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque o primeiro disco num prato e humedeça com 1/3 da calda. Recheie com metade do creme de ovos, coloque o segundo disco e volte a humedecer. Recheie com o resto do creme e cubra com o terceiro disco. Volte a humedecer e depois cubra com o molho de chocolate. Decore a gosto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...