quinta-feira, 6 de abril de 2017

Risotto de chouriço e cogumelos


Já todos sabem da minha paixão por risottos por isso, volta e meia, lá vos deixo aqui mais um ...
Eu costumava dizer que deveria ter uma costela italiana já que adoro tudo naquele país (mesmo nunca lá tendo ido) e a gastronomia é o que mais me conquistou. Comecei pelas pizzas (como todos, julgo eu), depois vieram as "pastas" e agora são os risottos e alguns doces que me deixam muito satisfeita. Diria mesmo que os risottos ganharam lugar cativo cá em casa :)
E este é daqueles com ingredientes que todos têm em casa e cuja combinação de sabores resultou muito bem (embora eu seja suspeita já que adoro enchidos). Espero que gostem tanto como eu ... 



Ingredientes:
- arroz para risotto qb
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/4 de pimento vermelho
- 1/2 chouriço de carne
- 1/2 chouriço mouro
- 5 cogumelos brancos frescos (usei desta vez enlatados porque era o que tinha)
- 40 ml de vinho branco
- 1 caldo de galinha
- 1 folha de louro
- 1 malagueta (opcional)
- 1 colher (chá) de pimentão doce fumado
- sal qb (não usei)
- azeite qb
- queijo ralado qb (usei queijo cávado, da lacticínios das marinhas)
- cebolinho fresco ou salsa para polvilhar


Pique a cebola e os alhos. Corte o pimento em cubos pequenos, os cogumelos em fatias e o chouriço em rodelas finas. Aqueça a água com o caldo de galinha e mantenha-a quente.
Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, o louro e um fio de azeite.Deixe refogar até a cebola amolecer, junte o pimento e os chouriços, deixando refogar mais um pouco, mexendo sempre. Acrescente o arroz e deixe fritar cerca de 1 minutos, mexendo sempre. Regue com o vinho, envolva e junte os cogumelos, o pimentão doce e a malagueta (se gostar de picante). Acrescente um pouco do caldo (o suficiente para cobrir) e vá mexendo de vez em quando, acrescentando caldo sempre que este evapore. Quando o arroz estiver cozido, junte o queijo ralado, envolva e rectifique os temperos. Deixe descansar 2 minutos e sirva de seguida, polvilhando com cebolinho picado ou salsa.   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...