sexta-feira, 16 de junho de 2017

Spanische Windtorte simples / Simple Spanische Windtorte


scroll for the english version

SPANISCHE WINDTORTE SIMPLES

Como já me conhecem, eu adoro desafios e o Sweet World é um dos que mais gosto, bem guloso como eu. No entanto, quando vi o doce proposto para este mês fiquei algo reticente em fazê-lo porque cá em casa ninguém é fã de coisas muito doces e os merengues estão longe de ser os meus predilectos. Mas como não sou mulher de virar as costas a nada, resolvi fazer um Spanische Windtorte à minha moda, tentando aligeirar um pouco a receita. Sendo assim, não vos deixo aqui hoje o original mas sim uma versão simplificada e gulosa qb (mas não deixem de espreitar a receita original no blog da Susana, com todos os passos muito bem explicados).


Mas agora passando ao Spanische Windtorte, é um doce austríaco barroco, criado durante o Império Austro-Húngaro, durante o século XVII.  
É um doce um pouco complexo, composto por 2 tipos de merengue e um recheio de natas e frutos vermelhos, criando uma espécie de caixa com tampa. Fica um misto entre Pavlova e Eton Mess, delícia garantida ... no entanto, tal como já disse, optei por fazer apenas um dos merengues, não por falta de tempo mas por não sermos realmente apreciadores de grandes doces e assim, tal como fiz, consideramos perfeita e a ser repetida novamente :)  


Ingredientes para o merengue francês:
- 5 claras
- 15 colheres (sopa) de açúcar (230g)
- 1 colher (chá) de maizena

Para o recheio:
- 150g de framboesas congeladas
- 2 + 1 colheres (sopa) de açúcar
- sumo de ½ limão
- 200ml de natas


Forre 3 tabuleiros com papel vegetal e desenhe 2 circulos iguais, um em cada folha. Aqueça o forno a 120ºC.
Bata as claras até ficarem firmes e vá juntando gradualmente o açúcar e a maizena até obter um merengue bem firme. Cubra os dois círculos com o merengue, alisando bem. Depois, com o saco de pasteleiro, faça um “muro” em cima de um dos círculos de forma a criar uma espécie de caixa. Leve a assar durante cerca de 40 minutos ou até dourar levemente e ficar crocante. Deixe arrefecer (eu deixei arrefecer no forno durante a noite).
Entretanto prepare o recheio. Leve ao lume um tacho com as framboesas, o açúcar e o sumo de limão até obter um puré espesso. Coe e deixe arrefecer por completo.
Bata as natas até ficarem firmes e junte o puré de framboesas.

Para a montagem:
Coloque num prato de servir o disco de merengue maior (com o rebordo) e recheie com o preparado de framboesas. Sobreponha o segundo disco de merengue e decore a goste. Sirva de preferência fresco.


english recipe

SIMPLE SPANISCHE WINDTORTE


Ingredients for french meringue:
- 5 egg whites
- 15 tbsp sugar (230g)
- 1 tps cornstarch
For the filling:
- 150g frozen raspberries
- 2 + 1 tbsp of sugar
- juice of ½ lemon
- 200ml of cream

Cover 3 trays with parchment paper and draw 2 equal circles, one on each sheet. Heat the oven to 120ºC.
Beat the egg whites until they are firm and gradually add the sugar and the cornstarch until a very firm meringue. Cover the two circles with the meringue, smoothing well. Then, with the pastry bag, make a "wall" over one of the circles to create a kind of box. Bake for about 40 minutes or until lightly browned and crispy. Let it cool (I let it cool in the oven overnight).
Meanwhile prepare the filling. Bring to a boil with raspberries, sugar and lemon juice until thick. Strain and allow to cool completely. Beat the cream until firm and add the raspberry puree.

Finalization:
Place the large meringue dish (with the border) on a serving plate and fill with the raspberries cream. Overlap the second meringue disk and decorate.
17º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Spanische Windtorte"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...