segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Massa salteada com brócolos e chouriço


No começo de mais uma semana chego com mais uma receita. E só hoje reparei que por norma, à segunda-feira faço sempre refeições rápidas. Não sei se é por o fim-de-semana ser sempre mais preenchido na cozinha, se é pela preguiça típica do início da semana, mas a verdade é que o almoço deste dia nunca é complicado e geralmente aparece rápido na mesa. 
Isto para dizer que a minha sugestão de hoje é daquelas que se fazem em 15/20 minutos, com poucos ingredientes e sem nenhuma ciência. Podem sempre alterar os ingredientes ao gosto de cada um e até tornar o prato vegetariano substituindo o chouriço por salsichas de soja ou outros legumes como cenoura, pimento, cogumelos, ... A versatilidade é muita mas a simplicidade sempre a mesma. Espero que gostem e experimentem um dia destes.



Ingredientes:
- massa esparguete ou outra a gosto
- cebola
- dentes de alho
- brócolos
- chouriço de qualidade
- azeite
- sal e pimenta

Comece por cortar a cebola em meias luas finas, o chouriço em rodelas, pique o alho e corte os brócolos em raminhos.
Leve ao lume um tacho com água e uma pitada de sal. Quando esta começar a ferver, junte os brócolos e cozinhe até ficarem "al dente", não cozinhe demais (até conseguir espetar um garfo no caule do brócolo). Retire os brócolos e na mesma água coza a massa.
Entretanto, enquanto a massa coze, leve ao lume um wok com a cebola, o alho e um fiozinho de azeite (muito pouco). Quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente o chouriço e deixe fritar um pouco. Junte os brócolos, a massa já cozida e escorrida e tempere com pimenta moída na hora. Envolva tudo e sirva de seguida.

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...