quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Ovos rotos de legumes


Sabem aqueles pratos que parece que nos perseguem como uma sombra? Que volta e meia esbarramos neles, como se fosse um lembrete de algo a fazer? Isso aconteceu comigo recentemente com os "ovos rotos". Além do nome engraçado, foi a simplicidade do prato que me fez querer experimentar e durante umas semanas dei de caras com eles sempre que visitava algum blogue amigo ... parecia quase uma conspiração (estou a brincar, lol). Mas a verdade é que depois de tanto ver este prato, lá resolvi também fazer a minha versão e como me estava a apetecer algo vegetariano, substituí o típico chouriço/presunto por pimento e cogumelos para uma versão mais saudável. 


Ingredientes (as quantidades são um pouco a olho):
- 4 batatas médias
- 1 cebola em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1/3 pimento verde em tiras
- 1/3 pimento vermelho em tiras
- 6 cogumelos brancos frescos em lâminas  
- 4 ovos
- salsa fresca picada
- sal e pimenta qb
- azeite

Comece por descascar as batatas e cortar em palitos ou cubos. Tempere com sal e frite-as (eu fritei na fritadeira airfryer para ser bem mais saudável).
Numa frigideira grande refogue a cebola e o alho num fio de azeite. Quando a cebola ficar transparente, junte os cogumelos e os pimentos. Tempe com sal e pimenta e deixe refogar bem. Acrescente as batatas, envolva e por cima coloque os ovos. Tempere os ovos com um pouco de sal e pimenta acabada de moer e deixe cozinhar até a clara estar cozida (cuidado para não cozinhar demasiado a gema, convém que fique líquida). Retire do lume, polvilhe com salsa fresca picada e sirva de seguida.

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...