terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pudim de ovos


Pudim, a sobremesa mais antiga de que me lembro, que me acompanhou sempre na infância e ainda me deixa bem satisfeita nos dias de hoje. Existem de diversos sabores, com buracos ou sem eles, em formas caneladas ou lisas, mas o que todos têm em comum é o seu sabor docinho e aquela calda de caramelo que faz muita gente lamber o prato. 
Por isso, não foi difícil decidir que receita trazer para o desfile do "Cantinho das Cozinheiras" (grupo do facebook que propôs este mês confeccionarmos receitas de uma lista de blogues, visando a época natalícia). A minha sugestão de pudim de ovos veio directamente do blogue da Ana, "Cozinha da Anita" e desapareceu tão rápido que nem tempo tive para tirar uma fatia do interior. Espero que gostem e quem sabe o levem também para a vossa mesa de Natal, porque na minha provavelmente marcará presença.





Ingredientes:
- 5 ovos
- 500ml de leite
- 150g de açúcar 
- caramelo líquido qb

Unte com caramelo uma forma de pudim (com tampa).
 Bata ligeiramente os ovos com o açúcar, incorpore o leite e verta para a forma. Dê 2 pancadas com a forma na bancada (para eliminar bolhas de ar que se tenham formado), tape e coloque dentro de uma panela de pressão. Coloque água até metade da forma, feche a panela e depois de esta começar a apitar, baixe a temperatura e conte cerca de 25 minutos. 
Deixe arrefecer por completo e leve ao frigorífico para solidificar melhor. Desenforme depois de bem frio.



E hoje temos mais uma partilha de sugestões de Natal. Desta vez a escolha recai sobre o blogue "A casinha das bolachas" onde a Ana nos deixa um bacalhau com broa e espinafres como sugestão para almoço ou jantar de Natal. Convido-vos a espreitar a receita, parece-me ser mesmo deliciosa.
Quem ficou já com fome?
Eu ...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...