terça-feira, 14 de novembro de 2017

Sopa de peixe e camarão


As noites estão bem frias ou é impressão minha? Não sei se é impressão mas que tenho tido muito frio, lá isso tenho e já não dispenso a minha manta no sofá. Para aquecer, vou tomando muito chá quente e uma sopinha ao jantar, para reconfortar o estômago e aquecer o corpo. A receita que vos deixo aqui hoje é uma das minhas sopas preferidas, mas como sopas é algo que faço muito a olho, tentei dar as quantidades para que possam também vocês experimentar esta delícia. Espero que gostem.

Ingredientes:
- 2 batatas médias
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1/2 pimento
- 1 caldo de marisco (opcional mas confere um gosto mais concentrado à sopa)
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- camarões qb (usei 8 camarões)
- pescada ou outro peixe branco qb (usei 2 postas de pescada)
- 4 delícias do mar
- sal e picante
- água qb
- salsa fresca picada qb
- pão torrado para acompanhar

Comece por levar a cozer o peixe e o camarão num tacho com água, sal, louro e um pouco de picante. Quando estiver tudo cozido, limpe o peixe de espinhas e retire as cascas do camarão. À água da cozedura junte novamente as cascas de camarão e triture muito bem. Coe e reserve o caldo.
Leve ao lume um tacho com a cebola picada, o alho picado e um fio de azeite. Refogue até a cebola amolecer e junte então o pimento em cubos, a polpa de tomate e as batatas em cubos pequenos. Deixe refogar um pouco e acrescente o cubo de caldo de marisco e a água reservada. Tempere de sal e picante e deixe cozinhar as batatas. Quando as batatas estiverem prontas, triture a sopa e junte por fim o peixe desfiado, o camarão cortado em pedaços e as delícias do mar em rodelas. Polvilhe com salsa picada e sirva acompanhada com pão torrado na hora (a minha preferência) ou umas tostinhas quando se tem pressa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...