sexta-feira, 31 de março de 2017

Quesadillas de carne com queijo


Cá em casa, sábado à noite é sinónimo de "fast food" caseiro ou vários petiscos, consoante a vontade e o apetite. Umas vezes sai algo rápido para limpar os "restos" perdidos pela cozinha, mas noutras vezes sai uma refeição de raíz, feita propositadamente para a ocasião como estas quesadillas que vos trago hoje. Um jantar com inspiração mexicana que nos soube muito bem. Espero que gostem também :)  


Ingredientes:
- 200g de carne picada (usei vitela)
- 1/2 pimento vermelho/verde em cubos pequenos
- 1 colher (sopa) de milho cozido qb
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) de feijão vermelho cozido
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 malagueta (opcional)
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- sal, cominhos e colorau qb
- 1 fio de azeite

Para finalizar:
- 4 tortilhas

Comece por preparar a carne. 
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola picada, o alho picado, os pimentos em cubos e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola amolecer e junte a carne. Envolva bem até ficar bem soltinha e junte o vinho, a polpa de tomate, o milho, o feijão, os temperos e a malagueta. Deixe refogar até a carne estar cozinhada (vá juntando água aos poucos para que não seque demasiado a carne). Rectifique os temperos, se necessário. 

Divida o preparado pelas tortilhas, cubra com fatias finas de queijo e dobre, de forma a obter meio círculo. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e quando esta estiver bem quente, baixe o lume para médio/baixo e aqueça as tortilhas até dourarem de ambos os lados e o queijo derreter. Corte em três cada tortilha e sirva de seguida, acompanhadas com batata-frita palha.


quinta-feira, 30 de março de 2017

Leite-creme ... na yammi


Leite-creme é uma das sobremesas que mais gosto, especialmente se for ainda quente, polvilhado com canela. Desde pequena que me lembro de ver a minha mãe fazê-lo e depois dar-me o tacho para eu rapar (tinha sempre o cuidado de deixar um bocadinho generoso ainda no tacho) . E eu rapava, rapava até ficar bem limpo. Esse hábito ainda se mantém até aos dias de hoje, há coisas que simplesmente não mudam e o prazer de as fazer ainda menos. Por isso, hoje deixo aqui uma receita de leite-creme, não é a receita da mãe já que essa sempre foi feita a olho (como quase todas as receitas das nossas mães, avós, ...) mas uma das receitas que costumo fazer, facilitada pelo uso do robot de cozinha, mas que fica igualmente saborosa tanto com canela como queimado (ou os dois juntos como eu gosto). 

Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 5 gemas
- 80g a 100g de açúcar amarelo
- 80g de farinha de trigo
- casca de meio limão (só a parte amarela)
- 1 pau de canela
- canela em pó e açúcar para finalizar

Monte a lâmina de mistura no copo. Coloque as gemas, o leite, o açúcar e a farinha no copo e programe 2 minutos na velocidade 5. Junte as cascas de limão e o pau de canela, programe 22 minutos, velocidade 2, temperatura 90º. No final do tempo, retire o limão e a canela e verta o leite-creme para uma travessa funda. Deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Sirva de seguida.

Se não tiver robot de cozinha:
Aqueça 750ml de leite. Coloque as gemas, o restante leite, o açúcar e a farinha num tacho e mexa muito bem. Junte o leite aquecido, as cascas de limão e o pau de canela. Ligue o lume e mexa sempre até o creme engrossar. Quando estiver pronto, retire o limão e a canela e verta o leite-creme para uma travessa funda. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó e açúcar e queime com um maçarico de cozinha. Sirva de seguida.

PS: adoro acompanhar com morangos.


quarta-feira, 29 de março de 2017

Lacticínios das Marinhas ... nova parceria

É com enorme prazer que anuncio mais uma parceria com o blog Guloso qb, desta vez uma empresa portuguesa (já sabem que adoro tudo o que é nosso e a importância de ajudarmos a economia a crescer).

Resultado de imagem para lacticínios das marinhas

Apresento-vos então a Lacticínios das Marinhas, uma empresa sediada na freguesia das Marinhas, concelho de Esposende, fundada em 1954. Considerada uma das melhores produtoras de manteiga e queijo, continua a preservar os métodos de produção tradicionais, utilizados a quando da sua fundação. 
Começando a sua actividade fabricando apenas manteiga, apostou depois em novos produtos como a caseína e o queijo. Estando o país habituado na altura a um queijo vermelho e com um formato de bola, não foi fácil introduzir nas casas portuguesas um queijo branco. magro e achatado. No entanto, por vezes as adversidades são uma forma de crescimento e neste caso, foi o caminho para se criar uma marca reconhecida, tornando este queijo magro o ex-libris da empresa, dada a sua elevada qualidade e não conter corantes nem conservantes, perfeito para a nossa saúde.
Mas também a sua manteiga é mundialmente reconhecida e considerada uma das melhores manteigas artesanais do mundo (isto não é para qualquer um, não acham?) 

E para começar esta pareceria, a Lacticínios das Marinhas teve a gentileza de me enviar alguns produtos para experimentar:
- 1 queijo cávado
- 1 queijo amanteigado
- 1 queijo mini curado



Claro que logo tivemos de experimentar um para ver o seu sabor e não podiamos ficar mais satisfeitos. Um queijo de sabor suave, perfeito para comer simples ou com umas tostinhas, mas também delicioso na confecção de receitas (sim, já experimentei algumas).


Se quiserem saber mais sobre a marca, podem encontrar todas as informações aqui.
E para o provarem podem encontrá-lo por exemplo no El Corte Inglês ou no Continente, locais onde já o avistei :)


terça-feira, 28 de março de 2017

Risotto de frango


Risotto, talvez o meu prato de arroz preferido. Com enormes variantes e feito geralmente ao gosto do que se tem por casa, é um prato que fazemos muito e ainda não enjoamos. Para a sugestão de hoje deixo-vos mais um, simples, com ingredientes que todos têm por casa e que ficou uma delícia, espero que gostem tanto como nós aqui em casa :)

 


Ingredientes:
- arroz para risotto qb
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 peitos de frango em tiras
- ervilhas qb
- 1 cenoura pequena raspada
- 40 ml de vinho branco
- 1 caldo de galinha
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de pimentão doce
- sal e pimenta qb
- azeite qb
- queijo da ilha ralado qb
- cebolinho fresco para polvilhar

Pique a cebola e os alhos. Aqueça a água com o caldo de galinha e mantenha-a quente.
Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, a cenoura, o louro e um fio de azeite.Deixe refogar até a cebola amolecer, junte o frango em tiras e deixe este ganhar cor. Acrescente o arroz e deixe fritar cerca de 1 minutos, mexendo sempre. Regue com o vinho e envolva bem até este evaporar. Acrescente um pouco de água (o caldo que manteve quente, apenas o suficiente para cobrir) e vá mexendo de vez em quando, acrescentando água sempre que esta evapore. A meio da cozedura, acrescente as ervilhas. Quando o arroz estiver cozido, junte o queijo ralado e rectifique os temperos. Deixe descansar 2 minutos e sirva de seguida, polvilhado com cebolinho picado.

E se gosta de risotto, experimente estes também:
- risotto de camarão
- risotto de morcela e grelos
- risotto de frango e linguiça


segunda-feira, 27 de março de 2017

Caldo de frango ... uma sopa de inspiração asiática


Os sabores asiáticos têm-me conquistado cada vez mais, mesmo quando não sou uma fã de molho de soja. E muitos foram os pratos que já experimentei mas as sopas ainda estavam em falta e em lista de espera há imenso tempo. Desta vez, com a vontade de comer algo mais saudável mas bastante saboroso e nutritivo, surgiu este caldo de frango com legumes delicioso e a vontade de experimentar mais alguns nos próximos tempos. Uma forma deliciosa de se começar a semana, não acham? 

PS: comer com pauzinhos é difícil ... muito difícil!!!


Ingredientes (para 2 pessoas):
- 50g rice noodles (massa de arroz, comprei no lidl)
- mistura de legumes asiáticos qb
- 1/2 cebola em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura pequena em juliana fina
- 1/3 de pimento vermelho em tiras finas
- 1 folha de louro
- 2 ovos 
- 1 peito de frango em tiras
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- sal e pimenta qb
- gengibre fresco ralado (cerca de 1 colher de café)
- cebolinho fresco picado qb

Comece por cozer os ovos num tacho com água e sal.
Coloque noutro tacho todos os restantes ingredientes (excepto a massa e o cebolinho) e deixe cozinhar até o frango estar no ponto. Nessa altura, desligue o lume e junte a massa. Envolva bem e deixe a massa cozer, com o tacho tapado durante cerca de 5 minutos. Sirva de seguida, com o ovo em rodelas, polvilhando generosamente com o cebolinho picado.

Nota: para a cozedura da massa, siga as instruções da embalagem. No caso da minha, bastava colocar num caldo quente e deixar repousar 5 minutos mas a forma de confecção pode variar consoante as marcas.


sábado, 25 de março de 2017

Falafel com molho de iogurte e salada de couve ... para um almoço árabe


O desafio deste mês do grupo "Cantinho das cozinheiras" era fazer uma receita do blog "As receitas da mãe galinha" e quando resolvi cuscar as deliciosas receitas que lá existem, ao ver estes bolinhos fiquei logo decidida com qual pratinho iria participar.
Como sabem, adoro conhecer novos sabores e quando se trata de aromas árabes, o meu conhecimento ainda é muito pequeno e como andava de olho nos falafel, vi aqui a oportunidade de os experimentar.

Para quem não sabe, os falafel são uns bolinhos de grão de bico, especiarias e ervas aromáticas, geralmente feitos com o grão crú demolhado e posteriormente fritos. São provenientes do Médio Oriente mas a sua origem tem sido motivo de discórdia entre vários países, havendo pessoas que defendem a origem como sendo do Líbano, mas outros dizem ser da Síria, Palestina, Egipto, Israel ... Discórdias à parte, estes bolinhos têm um sabor único e muito agradável, sendo actualmente considerado por muitos o hambúrguer vegetariano. É geralmente consumido com pão pita e hummus embora eu tenha optado por molho de iogurte e uma salada de couve, acompanhamento perfeito diria eu. Quanto à forma, em vez dos redondinhos optei por lhes dar uma forma mais achatada já que a massa estava um pouco mole e eu sem paciência para moldar :)

E como neste prato o limão entra em todos os componentes, aproveito para levar mais este prato para a mesa de março da Marta, do blog Intrusa na cozinha, cujo ingrediente é ... LIMÃO







Ingredientes para o falafel:
- 300g de grão de bico cozido (lavado e bem escorrido)
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- sumo de limão 
- salsa fresca picada
- cebolinho fresco picado
- cominhos, sal e pimenta qb
- farinha de trigo (cerca de 3 colheres de sopa)

Ingredientes para o molho de iogurte:
- 250g de iogurte grego natural
- sumo de 1/2 limão
- 2 dentes de alho picados finamente
- sal e pimenta qb
- hortelã e salsa fresca picada qb

Ingredientes para a salada:
- couve coração em juliana fina
- cenoura raspada (no ralador grosso)
- metade do molho de iogurte para temperar


Para o molho de iogurte, envolva todos os ingredientes e guarde no frigorífico até há hora de servir.

Para a salada de couve, misture a couve com a cenoura e tempere com o molho de iogurte, envolvendo bem.

Para os falafel, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha (excepto a farinha) e triture bem até obter uma pasta (eu usei a Yammi e triturei durante 45segundos, da velocidade 4 a 6).
Junte a farinha para dar mais consistência e envolva bem. Leve ao frio cerca de 1 hora para ganhar mais consistência. Molde pequenos hamburgueres e leve a fritar numa frigideira untada com azeite até dourar de ambos os lados. Coloque-os sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de gordura que possa ter.
Sirva com a salada de couve e o molho de iogurte, acompanhando com água temperada com sumo de limão, folhas de hortelã e cubos de gelo. 

este foi o meu prato, bem composto ...
 


sexta-feira, 24 de março de 2017

Bolo de chocolate com pimenta rosa


Adoro doces e disso todos sabem. E bolos são mesmo os que mais gosto talvez pela sua versatilidade e pela facilidade e rapidez com que se fazem. Por isso, todas as semanas sai mais um desta cozinha, umas vezes a receita de sempre, outras vezes algo novo. 
Lembro-me que a primeira vez que ouvi falar desta combinação foi numa telenovela brasileira "chocolate com pimenta" e desde então o bichinho ficou na cabeça. Depois provei um chocolate com esta mistura e adorei o seu sabor, o que me fez ter a certeza então do sabor especial que a pimenta deixa no chocolate. E como no domingo passado foi o Dia do Pai, resolvi então fazer este bolo de chocolate super fofo para o meu, que guloso como é, comeu sem resmungar (mas ele também gosta da combinação de sabores). E vocês, conhecem esta mistura de sabores?



Ingredientes:
- 10 claras
- 100g de farinha com fermento
- 170g de chocolate de culinária (um chocolate com qualidade, daqueles que gostam de comer)
- 100g a 120g de açúcar amarelo

Para a cobertura:
- 100g de chocolate negro
- pimenta rosa qb
- 3 colheres (sopa) de leite

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma (de preferência de fundo amovível) com manteiga e farinha.
Derreter o chocolate no microondas durante um minuto, na potência máxima. Retirar e mexer, voltar a aquecer mais 30 segundos e mexer vigorosamente até obter um creme homogéneo. 
Bater as claras em castelo e quando estiverem firmes, juntar o açúcar amarelo aos poucos, sempre a bater até obter picos firmes. Juntar o chocolate e bater mais um pouco até ficar envolvido. Peneire a farinha e envolva delicadamente com uma espátula. Verta para a forma, alisando bem e leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer um pouco.

Para a cobertura leve ao microondas o chocolate com o leite durante 1 minuto na potência máxima (no meu é 800W). Retire e mexa até ficar um creme brilhante e homogéneo. Verta sobre o bolo e decore com a pimenta rosa. Guarde no frigorífico até à hora de servir e sirva simples (como eu fiz) ou com gelado de baunilha.


quinta-feira, 23 de março de 2017

Feijoada rápida (aproveitamento do cozido à portuguesa)


Cozido à portuguesa é um dos pratos que estão na minha lista de pratos preferidos. Não sei bem o porquê, já que é tão simples mas o seu gosto deixa-me sempre satisfeita e por essas razão, volta e meia a minha mãe lá faz um cozido. E como em todas as casas portuguesas, este é daqueles pratos que rende tanto e sobra ainda mais. Costumo mesmo dizer que deveriam aparecer as visitas inesperadas quando se faz cozido e não arroz de marisco, porque para este temos sempre comida e mais comida nas travessas. E se depois usamos as batatas e os legumes na sopa com um pouco de carne para dar sabor, aquecemos o arroz num wok com azeite e alho e juntamos as carnes para um arroz de carnes delicioso, mesmo assim, temos sempre sobras de carne que acabam no congelador para uma utilização futura. 
E desta vez, a utilização futura transformou-se nesta feijoada que trago hoje, mais uma forma de se aproveitas aquelas carnes todas e assim conseguir mais uma refeição, económica até, e bem rápida de se confeccionar. E assim foi, 30 minutos depois de decidir o que iríamos almoçar, estava sentada na mesa a desfrutar ... e o que eu adorei esta feijoada, nem vos digo mais nada, principalmente agora que o inverno parece ter voltado depois de ter sentido o cheiro do verão ... tempo complicado este :) 

Ingredientes:
- 1 lata grande de feijão preto cozido
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- restos de carnes e enchidos (do cozido à portuguesa)
- 1 fio de azeite
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 30 ml de vinho branco
- 1 colher (de chá) cheia de colorau
- 1 colher (de café) mal cheia de cominhos
- sal e pimenta qb

Corte a carne e os enchidos em pedaços. Corte a cenoura em rodelas finas e depois em quartos, pique a cebola e o alho.
Num tacho, coloque um fio de azeite e refogue a cebola, alho, cenoura e o louro. Quando a cebola amolecer, junte a polpa de tomate, o vinho, o colorau e os cominhos. Deixe refogar cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente as carnes, o feijão com o líquido da lata e água suficiente para cobrir ligeiramente o preparado. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar até a cenoura cozinhar e a feijoada ficar apurada. Sirva de seguida, acompanhada com arroz branco.

Nota: esta feijoada pode ser congelada que fica igualmente saborosa e assim têm uma refeição pronta a comer para aqueles dias em que o tempo não estica ou a preguiça toma conta de nós. Para isso, basta deixar a descongelar no frigorífico durante a noite e depois aquecer no microondas ou num tacho. 


quarta-feira, 22 de março de 2017

Tarte quadriculada de maçã ... sem adição de açúcar


Já vamos a meio da semana e um doce sabe sempre bem, não acham? Mas quando falo em doce, não quer dizer que seja algo muito prejudicial, especialmente para quem já começa a pensar na praia :)
Existem receitas deliciosas e bem simples de se fazer, que todos adoram e que ninguém conseguirá ser indiferente. E esta tarte de maçã é uma dessas receitas e ainda com a vantagem de não levar açúcar (apenas adicione se for um guloso, ok). 



Receita adaptada do livro "Doze meses na cozinha", pág.71

Ingredientes da massa:
- 240g de farinha com fermento
- 100g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- 3 a 5 colheres (sopa de água fria)

Ingredientes para o recheio:
- 500g de maçãs (de preferência docinhas)
- água
- canela em pó
- sumo de meio limão
- 2 colheres (de sopa) de açúcar amarelo (se forem gulosos, eu não usei)


Forre uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe com farinha.
Corte as maçãs em cubos e retire os caroços (não precisa descascar). Coloque-as num tacho juntamente com o sumo de limão, a canela e água suficiente até cobrir as maçãs. Deixe cozer até ficarem bem macias. Triture com a varinha mágica até obter um creme e reserve.

Para a massa, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Polvilhe a bancada com farinha e estique a massa até obter um círculo maior que a forma. Forre a forma e apare as laterais. Com as sobras da massa, volte a esticar e corte várias tiras. Coloque o recheio de maçã na forma e decore com as tiras de massa. Pincele a massa com leite e leve ao forno, pré-aquecido a 180º até esta estar cozida e dourada. Desenforme, polvilhe com mais um pouco de canela em pó e sirva morna ou fria, simples ou com uma bola de gelado.


terça-feira, 21 de março de 2017

Fígado de cebolada ... da mamã


Se ontem a receita foi saudável, hoje deixo uma que não o é e até pode não agradar a todos, mas que cá em casa deixa sempre os comensais bem felizes :)
Se existem receitas que gosto e faço, outras gosto mas não faço. Estas segundas são sempre feitas pela mãe, tal como este fígado que apresento aqui hoje. Eu sei que muitas pessoas não gostam das miudezas dos animais (eu incluída) mas existem alguns pratos que me deixam bastante satisfeita e fígado de cebolada é mesmo um deles, especialmente pela cebolada. Por isso, deixo aqui para que, quem como eu gostar, também o experimente já que é tão simples de se fazer (mas pouco saudável, infelizmente além de nada fotogénico).


Ingredientes:
- fígado de vitela cortado em bifes finos
- cebola em rodelas
- azeite
- vinagre
- sal e pimenta
- batatas cozidas para acompanhar

Comece por limpar as peles ao fígado (vai fazer com que se torne mais tenro). Coloque o fígado numa travessa e tempere com sal, pimenta e vinagre. Deixe repousar uns minutos.
Aqueça uma frigideira com azeite e frite o fígado até dourar levemente de ambos os lados (cuidado para não deixar secar demasiado). Retire o fígado para uma travessa e acrescente à frigideira a cebola. Tempere com sal, pimenta e mais um pouco de vinagre. Deixe fritar até dourar, mexendo de vez em quando. Verta a cebolada sobre os bifes de fígado e acompanhe com batata cozida. 


segunda-feira, 20 de março de 2017

Espetadas de peixe com couscous de hortelã


Ontem foi Dia do Pai e cá em casa tivemos bastantes gulosices, doces e salgadas. Por isso, agora vamos começar a semana com uma receita mais ligeira para amenizar um pouco a desgraça, pode ser?
Como cá em casa nem todos são adeptos do belo do peixe (eu incluída), andamos sempre a tentar dar a volta ao bicho e testar receitas que nos deixem satisfeitos e que queiramos repetir ... e estas espetadas foram uma dessas receitas, leves e deliciosas, virei fã :)
E como o limão é ingrediente essencial neste prato, levo-o para a mesa da Marta, do blog Intrusa na cozinha, cujo desafio deste mês é receitas com LIMÃO ...



Ingredientes:
- tranches de pescada
- rodelas de chouriço (usei mouro)
- pimento vermelho
- mistura de especiarias (usei uma marroquina)
- sal e pimenta
- sumo de limão

Para os couscous:
- 1 medida (mal cheia) de couscous
- 1 medida de água quente
- açafrão, colorau e sal fino
- hortelã fresca picada
- sumo de limão

Comece por preparar as espetadas. Corte cada tranche de pescada em 4 pedaços iguais. Em paus de espetada vá colocando alternadamente o peixe, pimento em cubos e rodelas de chouriço. Quando terminar, tempere generosamente com sumo de limão, a mistura de especiarias e uma pitada de sal e pimenta. Deixe marinar pelo menos 30 minutos para ganhar mais sabor. Depois leve a grelhar numa frigideira untada com azeite, rodando as espetadas até dourar de todos os lados. 

Para os couscous, aqueça a água temperada com o açafrão e o colorau (costumo usar o microondas para esta etapa). Junte depois os couscous e o sal, mexa com um garfo e tape. Deixe repousar 5 minutos e depois junte o sumo de limão e a hortelã. Envolva bem e sirva com as espetadas.

Desafio de março do blog "Intrusa na cozinha" - ingrediente do mês

sexta-feira, 17 de março de 2017

Battenberg cake ... um bolo de origem inglesa


Doces, doces, doces ... há dias em que só penso em doces ...
E este foi feito num desses dias :)

Como sabem, eu adoro desafios e o Sweet World é um dos que mais gosto porque nos dá a conhecer doces, na maioria das vezes completamente desconhecidos para mim. E nesta 14ª edição fomos desafiados a fazer um Battenberg.


O battenberg é um bolo de origem inglesa, criado em 1884 para comemorar o casamento da neta da rainha Victória, a princesa Victória com o princípe Louis de Battenberg (um símbolo de união entre a Inglaterra e a Alemanha). O bolo foi feito de forma a satisfazer o palato de ambos os países, massapão para os alemães e pão-de-ló para os ingleses.
Em termos práticos, é bem simples de se executar, basta fazer uma massa de bolo simples, dividir em duas partes e no final cortar e cobrir com massapão. Para esta receita em concreto, baseei-me na receita da Lia, apenas aumentei as quantidades para caber na forma que tinha cá em casa e mexi um pouco nas quantidades de manteiga e açúcar consoante os gostos cá de casa. O efeito final bem elegante convence qualquer um a experimentar, não acham?




Receita adaptada da Lia, do blog lemon and vanilla
Ingredientes:
- 160g de manteiga 
- 260g de farinha com fermento
- 160g de açúcar
- 5 ovos
- 60g de pistachios (já sem casca)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 2 colheres (chá) de corante verde (o meu era líquido)
- 60ml de leite

Para finalizar:
- compota de morango (sem sementes)
- 500g massapão (usei de compra)
- açúcar em pó para polvilhar


Unte uma forma rectangular (20 x 30cm) com manteiga e forre com papel vegetal, tendo o cuidado de dividir a forma em duas partes (no sentido do comprimento) com o papel para que as 2 massas não se misturem.
Triture os pistachios até obter uma espécie de farinha.
Bata o açúcar com a manteiga até obter uma mistura mais clara e cremosa, Sempre a bater, junte os ovos, um a um. Depois acrescente a farinha e o leite. Divida a massa em duas partes iguais (pese ou use dois recipientes iguais para ter maior controlo da medida). A uma das partes acrescente o aroma de baunilha e à outra massa junte a farinha de pistachios e o corante verde. Coloque as duas misturas na forma preparada e leve a cozer no forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Retire o bolo da forma e deixe arrefecer por completo. 

Montagem:
Estique o massapão com o rolo numa superfície polvilhada com açúcar em pó o mais fino que conseguir, de modo a que consiga cobrir por completo o bolo. Aqueça um pouco a compota apenas para que fique mais fácil de aplicar. 
Corte cada uma das massas de bolo em duas partes (no sentido do comprimento), barre cada uma das tiras com a compota e junte-as formando um xadrez. Pincele todo o exterior do bolo e enrole-o com cuidado no massapão. Corte as laterais para acertar e decore a gosto.

14º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Battenberg cake"

quinta-feira, 16 de março de 2017

Alheira de caça com esmagada de batata e migas de couve


Charcutaria é algo que todos adoram cá em casa. E quando se tratam de alheiras, então somos mesmo fãs. E se existem muitas formas de as comer, esta é sem sombra de dúvidas a minha preferida. Muito saborosa, rápida de fazer e simples, é a minha sugestão para hoje. Experimentem e depois digam lá se não é uma delícia.

Ingredientes:
- alheira de caça (ou outra à escolha)
- batatas
- couve coração
- broa de milho
- azeite
- alho 
- sal e pimenta

Para a esmagada de batata: descasque as batatas e leve a cozer num tacho com água temperada com sal. Depois de cozidas, esmague-as com um garfo. Leve ao lume um tacho com um fio pequeno de azeite e um dente de alho esmagado até este começar a ganhar cor (cuidado para não queimar). Retire o alho e junte a batata, envolvendo muito bem para ganhar sabor. 

Para as alheiras: lave as alheiras, seque-as com um papel e coloque-as numa assadeira (não coloque nenhuma gordura). Leve a assar no forno, pré-aquecido a 200º, até dourar bem.

Para as migas de couve: corte as couve em juliana fina. Esfarele a broa até ficar uma espécie de pão-ralado grosso. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e alho picado (seja generoso no alho). Deixe refogar um pouco para ganhar gosto e junte a couve, envolvendo bem. Quando esta estiver cozida, tempere com sal e pimenta e acrescente a broa. Envolva bem e deixe secar até ficar um preparado bem solto. Sirva de seguida com a esmagada e a alheira.

Nota final: cá em casa a alheira é sempre cozinhada no forno, fica bastante sequinha e geralmente não abre, mantendo-se intacta e bem mais bonita. Além disso, costuma largar a gordura para a assadeira, tornando-se mais saudável.





quarta-feira, 15 de março de 2017

Nova parceria no blog ... Gradirripas

Como já devem ter percebido, eu sou uma grande fã de Portugal. Embora adore conhecer o mundo e tudo o que de bom pode ter, é no nosso país que me refugio e reconforto sempre. E por isso mesmo, adoro tudo o que temos por cá e gosto sempre de dar primazia aos nossos produtos, que embora muita gente tenha a "mania" de deitar abaixo, são na sua maioria feitos com grande qualidade e reconhecidos lá fora pelo real valor que têm, deixando-me completamente orgulhosa de ser portuguesa.
Por isso mesmo, uma parceria com uma marca portuguesa é sempre algo que me deixa muito feliz e satisfeita, tal como estou agora com a Gradirripas.


 Imagem
Raúl Violante, proprietário da empresa Gradirripas (imagem retirada da net)
Para quem não conhece a marca, a Gradirripas é uma empresa familiar situada no centro do país (Santarém) com ligações ao sector há mais de dois séculos. Os actuais proprietários pertencem à quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira, actualmente dedicada especialmente à produção de caixas de madeira para vinhos e produtos gourmet, além de utensílios de madeira para a cozinha e pequenas peças de mobiliário. É uma empresa preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente, tendo o cuidado de apenas adquirir madeira proveniente de plantações sustentáveis, ou seja, plantações que garantem a substituição das árvores abatidas para a indústria.

Apresentação deliciosa de Jamie Oliver com uma das tábuas (imagem retirada da net)
Se ainda não estão convencidos com a qualidade dos produtos desta marca, perguntem ao Jamie Oliver (sim, aquele badalado chef de cozinha inglês) se os produtos são ou não são bons. Jamie popularizou a marca ao utilizar as tábuas portuguesas nos seus programas e hoje em dia até tem uma linha com a sua assinatura, toda produzida pela Gradirripas em Portugal.
E, tal como o Jamie, cá em casa também adoramos as tábuas de madeira, as colheres de pau e o tradicional rolo da massa (em madeira), mesmo que a moda (e a ASAE) tanto nos tentem fazer mudar de hábitos e materiais. A tradição deve ser mantida e cá em casa mantém-se :)



E para usar também eu nas minhas receitas, a Gradirripas enviou-me estas tábuas maravilhosas e alguns utensílios de cozinha. Estou ansiosa por começar a usar ...

Para conhecerem a marca e saber como adquirir estes e outros produtos, basta seguir este link.

terça-feira, 14 de março de 2017

Bolachas de laranja, chocolate e coco


Cá em casa somos muito gulosos mas isso vocês já sabem, não tivesse o blog o nome guloso e ser o reflexo da cozinha cá de casa. Por isso, quando existem desafios doces eu não lhes consigo resistir e desde que conheci o blog "anasbageri" e o seu desafio mensal "o nosso grande bake off" (que aconselho a espreitarem se ainda não conhecem), tenho mais um pretexto para adoçar os paladares cá de casa. E como o desafio deste mês era bolachas com cobertura, deixo aqui hoje umas bolachas de laranja com compota de kumquats (ou de laranja, por exemplo), chocolate e coco, uma delícia a que não se consegue resistir, garanto.
 


Ingredientes:
- 240g de farinha com fermento
- 70g de açúcar
- 140g de manteiga magra
- raspa de 1 laranja
- 1 a 2 colheres (sopa) de leite

Para decorar:
- chocolate negro derretido
- coco ralado
- compota de kumquats ou laranja (usei esta receita)

Para as bolachas, misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea. Envolva em película aderente e leve ao frio pelo menos 1 hora. Forme bolinhas, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e achate ligeiramente. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar e endurecer (depois de frias elas endurecem um pouco, por isso tenha cuidado com o tempo de cozedura).
Quando estiverem prontas, retire do forno, cubra com um pouco de compota (seja generoso) e deixe arrefecer sobre uma grelha. Para finalizar, cubra com o chocolate e polvilhe com coco ralado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...