sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Bolo/mousse de chocolate ... ou uma tentação de chocolate


Eu não sou uma chocoholic mas quando se fala em bolos, aí não resisto e adoro comer uma fatia generosa. Sejam bolos simples ou com recheio, sequinhos ou húmidos, gosto de todos e desde que tenham um sabor forte e pouco doce, como com muito prazer. Por isso não resisti a este e como dizem que o que é bom é para partilhar, deixo-vos esta tentação hoje para que cometam um pecado bem doce este fim-de-semana. Garanto que não se irão arrepender ...

  

Ingredientes:
- 250g de chocolate de culinária (de qualidade)
- 100g de açúcar amarelo
- 120g de manteiga
- 5 ovos
- 1 pitada de sal
- 20g de farinha de trigo (uso com fermento)

Método tradicional:
Forre uma forma de mola com papel vegetal (o ideal é uma forma com 22cm). Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Parta o chocolate em pedaços e coloque-o numa taça juntamente com a manteiga. Leve ao microondas na potência máxima durante 1 minuto. Mexa muito bem para derreter o chocolate e se ainda não conseguir obter um creme liso, coloque mais 30 segundos no microondas e volte a mexer.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo firme e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a mistura de chocolate e bata mais um pouco. Acrescente a farinha e por fim envolva as claras em castelo com cuidado.
Verta para a forma e leve ao forno durante 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. (o bolo está pronto quando criar uma capa firme ao toque na superfície mas que se sinta um "treme treme" quando se abana a forma).
Depois de arrefecer por completo, desenforme e sirva com uma bola de gelado (eu acompanhei com um gelado de limão - receita a publicar em breve).


Método robot de cozinha (Yammi):
Forre uma forma de mola com papel vegetal (o ideal é uma forma com 22cm). Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separe as gemas das claras. Coloque o misturador no copo e deite as claras com uma pitada de sal. Programe 4 minutos na velocidade 4. Retire as claras do copo e reserve-as.
Sem lavar o copo, coloque as gemas e o açúcar e programe 3 minutos na velocidade 4. Adicione o chocolate em pedaços pequenos e a manteiga e programe mais 5 minutos, na velocidade 1, temperatura 80ºC (se o chocolate não ficar bem derretido, deixe mais uns minutos). Junte a farinha e programe mais 20 segundos na velocidade 4.
Verta o preparado para uma taça e envolva as claras em castelo com cuidado. 
Verta para a forma e leve ao forno durante 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. (o bolo está pronto quando criar uma capa firme ao toque na superfície mas que se sinta um "treme treme" quando se abana a forma).
Depois de arrefecer por completo, desenforme e sirva com uma bola de gelado (eu acompanhei com um gelado de limão - receita a publicar em breve).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...