segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Pastéis de massa tenra no forno ... de legumes


Chegamos a mais uma segunda-feira e por isso mais uma Meat Free Monday. Como sabem, estou a tentar manter uma rotina alimentar mais saudável e consumir uma refeição sem carne ou peixe por semana. Nem sempre é fácil mas existem tantas receitas que quero experimentar que isso torna a vontade de manter esta rotina bem viva. Por isso, hoje trago mais uma receita vegetariana que faço algumas vezes, com um toque ligeiramente oriental dado pelo molho de soja mas que encaixa muito bem nos legumes. Podem fazer no forno como eu (tornando-os mais saudáveis) ou então fritar os pastéis se gostarem mais. Seja como for, não deixem de experimentar já que além de saborosos, ficam muito bem como sugestão para as marmitas.  

 

Ingredientes do recheio:
- cenoura em tiras finas
- couve em juliana fina
- cebola em rodelas
- cogumelos frescos laminados
- alho picado
- pimento vermelho em tiras
- alho francês em rodelas
- vinho branco
- um fio de azeite
- molho de soja qb
- sal e pimenta qb
- farinha dissolvida num pouco de leite

Comece por refogar a cebola e o alho num fio de azeite. Quando a cebola amolecer, acrescente os restantes legumes e deixe refogar cerca de 5 minutos. Tempere com um pouco de vinho, o molho de soja, a pimenta e se necessário, um pouco de sal. Deixe cozinhar até que os legumes atinjam a consistência que gosta (mais ou menos crocantes). Quando estiver quase pronto, dissolva um pouco de farinha em leite (cerca de 1 colher de sobremesa para 100ml de leite) e misture nos legumes, mexendo sempre até engrossar ligeiramente o molho. Retire do lume e deixe arrefecer.


Ingredientes da massa:
- 300g de farinha
- 120ml de água
- 50g de margarina
- 20ml de azeite
- sal

Derreta a margarina com o azeite. Acrescente a água, a farinha e o sal. Mexa até obter uma massa homogénea. Forme uma bola e deixe descansar cerca de 30minutos a 1 hora.
(caso tenha Yammi ou outro robot de cozinha semelhante, coloque no copo as gorduras e programe 2 minutos na velocidade 1 a 100º. De seguida, junte os restantes ingredientes e programe 30 segundos na velocidade 5. Deixe repousar 30 minutos a 1 hora).

Polvilhe a bancada com farinha e estique a massa. Corte círculos e coloque um pouco de recheio no centro. Feche a massa e repita a operação até acabar a massa. 
Depois de todos prontos, pincele os pastéis com ovo batido ou leite e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até que estes fiquem dourados. Sirva de seguida com uma salada e/ou arroz.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...