sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Pudim frio de maçã ... sem adição de açúcar


Com a passagem das festas surge agora um momento de contenção nas calorias, em especial nos doces, não acham? Mas isso não implica que deixemos de comer sobremesa até porque se vocês forem como eu, a refeição só fica completa com aquele docinho final (e um café, no meu caso). Por essa razão e não querendo eu aumentar o vosso volume corporal, deixo-vos hoje um pudim de maçã bem saudável, feito especialmente com puré de maçã e claras (algo que abunda em muitos congeladores portugueses). Espero que gostem e quem sabe, experimentem um dia destes ...


Ingredientes:
- 500g de puré de maçã (usei golden)*
- 2 claras em castelo
- 4 folhas de gelatina
- sumo de 1 limão
- raspa de 1/2 limão
- 200ml de natas para bater
- 2 colheres de adoçante (usei stevia)

Comece por demolhar a gelatina em água fria. Passados 5 minutos, escorra e leve ao microondas cerca de 15 segundos ou até derreter (não deixe ferver).
Coloque numa taça o puré de maçã, a raspa de limão, o sumo de limão e a gelatina derretida. Mexa bem e adicione com cuidado as claras em castelo, envolvendo delicadamente. Verta o preparado para uma forma de buraco (previamente passada por água fria) e deixe solidificar pelo menos 6 horas (eu deixo durante a noite).
Depois de solidificado, desenforme passando a forma por água quente e decore com as natas batidas.
Para as natas, basta batê-las com o adoçante até que fiquem firmes.

* Para o puré de maçã, descasquei cerca de 600g de maçã e levei a cozer com um pau de canela e um pouco de água. Depois, escorri e triturei.
Nota final: este pudim não tem a doçura típica a que estamos habituados por isso aconselho a acrescentar açúcar ou adoçante na confecção do puré de maçã caso goste de receitas docinhas.
Como as maçãs que usei já eram bem doces e estamos em contenção de açúcares por cá, não sentimos a necessidade de acrescentar nada já que as natas são adoçadas e fazem bem o contraste com a maçã.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...