quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Angel cake de limão com creme de morango


Hoje é dia de S.Valentim, dia que nunca engracei já que todos os dias devem ser dia dos namorados e não apenas um dia por ano onde o apelo ao consumo é exagerado. No entanto, como todas as épocas festivas são um pretexto para mais um bolo, assim surgiu este que fez as delícias de todos os que o provaram e deu-me a conhecer finalmente o famoso creme de corneto de morango que tanto se fala e vê pela blogosfera. Embora não tenha achado o sabor a corneto, este bolo improvisado com o que havia por cá ficou muito bom e fofo, espero que experimentem e aceitem uma fatia generosa.




Ingredientes para o bolo:
- 8 claras (tamanho médio)
- 120g de açúcar 
- 120g de farinha com fermento
- raspa fina de 1 limão
- 50ml de leite

Ingredientes para a compota (pode usar de compra para facilitar):
- 100g de frutos silvestres
- 2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes para o creme:
- 1 embalagem de gelatina de morango
- 200ml de natas


Comece por preparar o bolo. Ligue o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando estiverem volumosas, junte o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte o leite e a raspa de limão. Envolva delicadamente com uma espátula a farinha e verta a mistura para uma forma de buraco previamente untada levemente com óleo (eu costumo humedecer uma folha de papel absorvente e passar sobre a forma). Leve a assar a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco (cerca de 35 minutos).
Retire a forma do forno, vire ao contrário e deixe arrefecer sobre uma grelha, sem desenformar (se o bolo tiver crescido mais que a forma, coloque um copo virado ao contrário na bancada e coloque a forma em cima desse copo (também virada do avesso) para que o bolo não fique em contacto com nada). Quando estiver completamente frio, passe uma faca pela lateral da forma e desenforme (dê umas pancadinhas na forma até que este se descole). Reserve.

Para a compota, leve todos os ingredientes ao lume e deixe cozinhar até que os frutos se desfaçam e o líquido espesse. Deixe arrefecer por completo.

Para o creme, ferva 45ml de água. Quando estiver a ferver, misture o pó da gelatina até se dissolver e depois acrescente mais 45ml de água fria. Bata as natas até espessarem e depois junte em fio a gelatina, batendo sempre. Leve uns minutos ao frigorífico para endurecer um pouco.

Montagem:
Corte o bolo ao meio. Coloque a primeira metade do bolo num prato de servir, regue com um pouco de leite morno e cubra generosamente com a compota. Por cima desta, coloque um pouco do creme e depois a segunda metade do bolo. Volte a regar com o leite e cubra com o restante creme. Decore a gosto (eu usei chocolate e suspiros).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...