quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Bacalhau assado no forno com batatas


Hoje já é dia 1 de fevereiro e com isso chegou mais um desafio do grupo "Dia um ... na cozinha". E com tantos temas interessantes que o grupo nos tem desafiado, desta vez o desafio foi mais especial - trazer para a mesa um prato tradicional português. E como portuguesa que sou, tinha mesmo de ser um prato com o nosso fiel amigo. A minha sugestão de hoje é um prato que todos adoram cá em casa e espero que vocês também.




Ingredientes para o bacalhau:
- lombos de bacalhau
- dentes de alho picados
- cebola em meias luas finas
- batatas com casca 
- azeite
- sal e pimenta
- folhas de louro
- azeitonas

Lave muito bem as batatas com a casca e leve-as a cozer em água temperada com sal até ficarem "al dente". Escorra, dê um murro e reserve.
Leve ao lume uma frigideira com um fio generoso de azeite. Quando este estiver quente, adicione a cebola, os alhos e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola amolecer. Retire do lume. 
Numa travessa de ir ao forno e à mesa coloque o refogado de cebola. Por cima coloque os lombos de bacalhau e à volta as batatas. Regue com mais um pouco de azeite e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Leve a assar até o bacalhau estar cozido e dourado. Sirva de seguida, decorado com azeitonas e acompanhado com uma salada ou migas de couve (a minha opção, receita aqui).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...