sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Bolo aranha ... um bolo fofo de natas e chocolate


Hoje trago-vos uma receita da minha infância. Sabem aquele bolo que é quase sempre presença nas mesas festivas, nas sobremesas em família e em todos os momentos importantes? Aquele bolo que se compra sempre no mesmo sítio e que por morarmos um pouco longe, pedimos a quem mora mais perto para comprar por nós na sua próxima visita? Bem, cá em casa esse bolo era o "bolo aranha" da confeitaria Nobreza, no Porto. Era um dos nossos bolos preferidos pela sua simplicidade, fofura e humidade, um bolo que nada tinha de enjoativo e que geralmente todos adoram. No entanto, a confeitaria mudou de donos e consequentemente de qualidade, a procura por este bolo noutros pontos de venda não satisfez os nossos padrões e por isso, lá vamos nós para a cozinha tentar reproduzir o nosso bolo de todas as ocasiões.
Embora ainda não tenhamos conseguido reproduzir fielmente a dita receita, posso dizer que anda muito perto do original e assim continuamos a sorrir sempre que comemos uma fatia generosa deste bolo. Espero que gostem desta minha sugestão e experimentem um dia, quem sabe já este fim-de-semana.



 

Ingredientes:
- 6 ovos
- 200g de açúcar
- 110g de farinha
- 60g de fécula de batata
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 lata de refrigerante de ananás - tipo sumol (para um bolo bem húmido uso 1 e 1/2 lata) 

- 1 pacote de natas (bem frescas)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 100g de chocolate de culinária + 2 a 3 colheres (sopa) de leite
- 50g de chocolate branco

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme muito fofo. Junte 3 colheres (sopa) de refrigerante e bata mais um pouco, Junte a farinha, fécula e fermento, batendo na velocidade baixa.
À parte, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa. Leve a cozer numa forma redonda untada e polvilhada (usei de 23cm) até o teste do palito sair limpo. Desenforme e deixe arrefecer.

Para a cobertura e recheio:
Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly firme.
Parta o chocolate de culinária em pedaços pequenos, junte o leite e leve a derreter no microondas cerca de 1 minuto. Retire e mexa bem. Se ainda não ficar completamente derretido, coloque mais uns segundos no microondas.
Para o chocolate branco, parta-o em pedaços e leve ao microondas cerca de 20 a 30 segundos, mexendo bem até derreter.

Montagem:
Corte o bolo ao meio de forma a obter dois círculos. Coloque uma parte da massa num prato de servir, regue com metade do refrigerante, barre generosamente com o chantilly, depois coloque a segunda parte do bolo, volte a regar com o restante refrigerante e cubra o bolo com o chocolate de culinária derretido. Por fim, coloque o chocolate branco num saco de pasteleiro com um bico fino (ou numa saca plástica, cortando a ponta) e decore o bolo fazendo uma espiral do centro até ás bordas do bolo. Depois com um palito faça riscos primeiro do centro para fora e depois nos intervalos desses mesmos riscos, faça novamente riscos mas no sentido contrário (das bordas para o centro). Vai obter assim uma teia de aranha. Sirva bem fresco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...