sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Bolo Kiev ... um bolo delicioso da Ucrânia


Chegamos ao fim-de-semana e é impressão minha ou esta semana passou a correr? Mas não faz mal porque assim chegou mais rapidamente o dia permitido para comer (enfardar mesmo) os doces. E desta vez o que vos trago chamamos cá em casa de bomba calórica e foi feito para a nossa passagem de ano. Foi tal o seu sucesso que desapareceu muito rápido. Estou a falar-vos de um bolo vindo da Ucrânia, mais concretamente da capital Kiev, um bolo que o meu irmão comeu numa das suas últimas viagens e só conseguiu tecer elogios positivos.
Por isso, não tardou a ter de o fazer e depois de muita pesquisa, acabamos por recorrer a um misto de receitas e trazer a nossa versão, aprovada por ele depois de provar.



Resultado de imagem para kiev cake roshen factory
As latas onde é colocado o bolo ... imagem retirada da net 

Mas para quem não conhece, o Bolo Kiev tem a sua origem em 1956 e é um dos principais orgulhos da confeitaria da capital ucraniana, sendo comum oferecer uma caixa de metal com um bolo kiev lá dentro, algo que todos adoram.
Segundo reza a história, 2 trabalhadores da confeitaria Karl Marx (agora conhecida por Roshen) utilizaram uma grande quantidade de claras para um merengue mas esqueceram-se de o refrigerar. No dia seguinte, o seu chefe K. Petrenko encontrou o tal preparado esquecido e com uma consistência totalmente diferente, bem seca. Nessa altura, para evitar que a administração descobrisse o erro, resolveu criar um novo bolo, juntando um creme e mais uns quantos ingredientes. Tal foi o sucesso desse pequeno erro que levou este bolo a uma fama mundial.

E se de um erro surgiu este bolo, o que posso dizer é que abençoado seja ele porque nos deu a conhecer um bolo composto por camadas de suspiro (com nozes, cajús ou avelãs, sendo esta última a mais comum nos dias de hoje), creme de manteiga e cacau. Um bolo com uma textura completamente diferente mas tão viciante. Não acreditam? Embarquem nesta viagem gastronómica comigo e digam-me depois se não tenho razão.





Ingredientes para a massa:
- 200g de claras (cerca de 5 claras de ovo médio)
- 45g de farinha de trigo (usei com fermento)
- 150g de açúcar + 50g de açúcar
- 150g de avelãs

Comece por torrar as avelãs. Depois de frias, pique-as ligeiramente (convém que fiquem em pedaços pequenos e não em farinha). Reserve um pouco (cerca de 1 colher de sopa cheia).
Forre 2 formas de 21cm com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Numa taça misture as restantes avelãs com a farinha e as 50g de açúcar.
Bata as claras em castelo firme e sempre a bater, junte aos poucos o restante açúcar até obter um merengue firme. Envolva com uma espátula o merengue nos ingredientes secos, com cuidado. Verta para as formas, alise e leve ao forno durante 2 horas (este passo é importante, não acelere o processo). Passado este tempo, retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente. depois desenforme e deixe que arrefeça por completo à temperatura ambiente numa grelha.

Ingredientes para o creme:
- 200g de manteiga à temperatura ambiente (não é margarina)
- 150ml de leite
- 2 ovos batidos
- 90g de açúcar
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 2 colheres (sopa) de rum 
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de nutella 

Leve ao lume o leite com os ovos e o açúcar durante 10 a 15 minutos, mexendo sempre até engrossar ligeiramente. Junte a baunilha e deixe arrefecer por completo, cubrindo a superfície com película aderente.
Bata a manteiga com a batedeira até que fique cremosa. Sempre a bater, junte o creme frio aos poucos até obter um creme fofo. Por fim, acrescente o rum e envolva bem.
Divida o creme em duas partes iguais e a uma delas junte o cacau em pó e a nutella.

Montagem:
Com uma faca alise a superfície dos bolos e depois esmague esse excedente com as mãos. Misture essas migalhas com as avelãs picadas que reservou no início.
Num prato de servir coloque o primeiro disco de massa, cubra com o creme branco, alisando bem. Coloque o segundo disco de massa e cubra todo o bolo com o creme de chocolate. Com cuidado, espalhe nas laterais a mistura de migalhas e avelãs. Decore a gosto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...