segunda-feira, 9 de abril de 2018

Arroz de pato fingido ... um arroz de frango no forno


Arroz de pato é algo que simplesmente não gosto. Não do arroz em si mas do pato. Não há forma de gostar desse animal simpático, por muito que tente (e olhem que já tentei muito). Por essa razão, são raras as vezes que cá em casa se faz um arroz de pato digno, ou melhor, verdadeiro. E desta vez não foi diferente e saiu mais uma versão "prima" do tão tradicional prato português.
O que posso dizer é que feito com frango do campo já adoro, como e repito vezes sem conta. Por isso, hoje deixo-vos uma receita que ficou simplesmente deliciosa e que quase não chegou para abastecer as barrigas esfomeadas de quem comeu. Espero que gostem tanto como eu ... 

 

Ingredientes:
- 1/2 frango do campo (partido em pedaços pequenos e limpo de peles)
- 1 chouriço corrente
- 1/2 chouriço mouro
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 3 pés de salsa fresca
- 150ml de vinho tinto
- azeite qb
- 900ml de água quente
- 400g de arroz (uso o agulha)
- 2 cubos de caldo de galinha 
- sal qb

Método robot de cozinha Yammi:
Coloque a cebola e o alho no copo com a lâmina de corte e pique 10 segundos na vel.5. Troque para a lâmina de mistura. Com a espátula, baixe a cebola que ficou nas laterais do copo, junte o azeite e refogue 5 minutos na vel.1, temperatura máxima ST.
Acrescente o frango, o louro, a salsa, os chouriços, o vinho e os caldos de galinha. Cozinhe durante 30 minutos, vel.1, temperatura máxima. A meio da cozedura acrescente cerca de 100ml da água quente. No final do tempo, retire o frango e os chouriços. Reserve o caldo da cozedura no copo. 
Coloque o arroz no cesto e coloque-o no copo, acrescente um pouco de sal e verta a restante água. Cozinhe mais 18 minutos, vel.3, temperatura máxima, tendo o cuidado de ir mexendo o arroz com um garfo de vez em quando através do bocal.
Entretanto enquanto espera, desfie o frango, corte uma parte do chouriço em rodelas e o restante em cubos. Pincele com um pouco de azeite um recipiente fundo que possa ir ao forno e à mesa.
Depois do arroz cozido espalhe metade no recipiente, depois espalhe o frango desfiado e o chouriço em cubos. Cubra com o restante arroz e decore com as rodelas de chouriço. Verta um pouco do caldo da cozedura sobre o arroz (para que não fique seco) e leve ao forno (pré-aquecido a 220ºC) durante 10 minutos. Sirva de seguida.

Método tradicional:
Pique a cebola e os alhos. Refogue-os num fio de azeite até que a cebola fique translúcida.
Acrescente o frango, o louro, a salsa, os chouriços, o vinho e os caldos de galinha. Cozinhe durante cerca de 30 minutos ou até a carne ficar cozida. Acrescente água sempre que necessário. No final do tempo, retire o frango e os chouriços. Reserve o caldo da cozedura. 
No mesmo tacho, cozinhe o arroz numa proporção de 1 medida de arroz para 2,5 de água. Não deixe o arroz secar.
Entretanto enquanto espera, desfie o frango, corte uma parte do chouriço em rodelas e o restante em cubos. Pincele com um pouco de azeite um recipiente fundo que possa ir ao forno e à mesa.
Depois do arroz cozido espalhe metade no recipiente, depois espalhe o frango desfiado e o chouriço em cubos. Cubra com o restante arroz e decore com as rodelas de chouriço. Leve ao forno (pré-aquecido a 220ºC) durante 10 minutos. Sirva de seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...