quinta-feira, 26 de abril de 2018

Croquetes de atum


Se existe algo que adoramos cá em casa são salgadinhos. Eu sei que fazem mal à saúde mas vá lá, de vez em quando tudo se pode comer e se os comermos de forma equilibrada, com uma salada, por exemplo, atenua-se assim o seu mal para a saúde. 
Sendo assim, hoje trago-vos uns croquetes que surgiram um pouco por improviso e para variar da receita que costumo fazer cá em casa. Ficaram bastante saborosos e perfeitos com uma salada agora para os dias mais quentes (que parece que não vieram para ficar, infelizmente) mas também ficam óptimos com um arroz malandrinho de tomate, feijão ou grelos. Espero que gostem e experimentem um dia destes já que são tão fáceis de se fazer.


Ingredientes:
- 2 latas de atum escorrido (uso "ao natural")
- 1/2 colher (sopa) de azeite
- 1/2 cebola média picada 
- 2 dentes de alho picados     
- 150ml de leite
- 3 colheres (sopa) de farinha
- 1 colher (sopa) de polpa de tomate
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada qb
- sumo de limão qb
- ovo batido, farinha e pão ralado para finalizar

Refogue a cebola e os alhos no azeite até que a cebola fique translúcida. Nessa altura, acrescente o atum e a polpa de tomate. Deixe refogar um pouco e depois acrescente a farinha, envolvendo bem. Aos poucos, vá acrescentando o leite, mexendo sempre até que obtenha um creme que descole do tacho. Tempere com sal, pimenta, a salsa picada e um pouco de sumo de limão. Retire do lume e passe a mistura para um prato fundo. Cubra a superfície com película aderente e deixe arrefecer por completo (eu deixo 3 a 4 horas no frigorífico). 
Depois de frio, molde pequenos croquetes ou bolinhas, passe-os por farinha, ovo batido e por fim, pão ralado. Frite em óleo bem quente e sirva de seguida, decorados com gomos de limão.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...