sexta-feira, 27 de abril de 2018

Käsekuchen ... um bolo de queijo alemão


Vamos viajar novamente? Está bom tempo e um saltinho até à Alemanha sabe bem, não acham?
Bem, então para esta viajem resolvi trazer-vos uma receita que estava na minha lista à imenso tempo, algo que tinha imensa curiosidade em experimentar ... o käsekuchen, um cheesecake alemão composto por queijo quark e uma massa caseira, cozido no forno e servido geralmente de forma simples, apenas com um pouco de açúcar em pó para finalizar.
Segundo reza a história, o primeiro cheesecake é oriundo da Grécia antiga, muito tempo antes de Cristo. Depois, vieram os romanos que ao dominarem a Grécia, levaram consigo, entre outras coisas, o velho cheesecake, espalhando-o por todo o território do Império romano. Quanto à sua introdução na Alemanha, embora não existam muitos registos, o mais antigo remete-nos para 1598, encontrando a receita no livro de receitas da Sra. Anna Weckerin. Já no século XX, o mesmo bolo de queijo passou a ter várias variantes consoante a região. 
Mas passando à receita propriamente dita e depois de muito pesquisar, acabei por fazer uma mistura de tudo o que li, tentando manter-me fiel à lista de ingredientes base. No entanto, não reparei e acabei por fazer menos recheio do que deveria (algo que já corrigi) mas mesmo assim, adoramos o resultado final, tendo um cheesecake doce na proporção certa, com um toque de baunilha delicioso e servido fresco no dia seguinte, ainda se tornou melhor. Aliás, aconselho mesmo a que o façam com antecedência porque ele melhora de dia para dia.
Espero que gostem desta minha sugestão para o fim-de-semana e quem sabe, seja a vossa sobremesa dos próximos dias ...





Ingredientes da massa:
- 200g de farinha
- 100g de margarina
- 50g de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- raspa de 1/2 limão pequeno
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes do recheio:
- 750g de queijo quark
- 120g de manteiga
- 150g de açúcar (podem aumentar até 200g se forem gulosos)
- 3 ovos
- 1 pacote de pudim de baunilha instantâneo
- 250ml de leite 
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 1/2 colher (sopa) de aroma de baunilha


Comece por preparar a massa. Forre o fundo de uma forma de fundo amovível com papel vegetal, unte as laterais com manteiga e polvilhe com farinha. 
Coloque todos os ingredientes numa taça e amasse até obter uma massa homogénea (tipo massa de biscoitos). Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e estique a massa (ela vai estar um pouco quebradiça). Com cuidado, forre a forma com a massa (fundo e laterais) e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Entretanto, comece a preparar o recheio. Misture o leite com o sumo de limão e deixe repousar 5 minutos. Passado esse tempo, acrescente o pudim de baunilha e misture.
Amoleça a manteiga (não derreta) e junte-lhe o açúcar, bata até obter uma mistura homogénea. Acrescente o queijo, os ovos, a mistura de leite e o aroma de baunilha. Bata bem para incorporar todos os ingredientes e verta na forma. Leve a cozer no forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 1 hora (estará pronto quando ao abanar a forma, o centro estiver quase firme mas ainda a mexer ligeiramente). Depois de pronto, retire do forno e deixe arrefecer. Depois desenforme e polvilhe com açúcar em pó. Leve ao frigorífico até à hora de servir (aconselho a fazer no dia anterior).

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...