sexta-feira, 20 de abril de 2018

Mousse de chocolate e café


Se existe sobremesa que quase todos gostam é de mousse de chocolate. Digo "quase todos" porque eu sou uma das poucas pessoas que não aprecia. Diria que é sempre a última sobremesa a ser escolhida por mim e só mesmo a baba de camelo consegue ficar atrás (eu sei que sou esquisita ...). Mas a minha falta de gosto não implica que a faça de vez em quando para a família. Por isso, se forem apreciadores deste doce, garanto que vão gostar desta minha versão tanto como os comensais cá de casa (ou pelo menos espero). Bom fim-de-semana ...
  

Ingredientes:
- 4 ovos
- 200g de chocolate de culinária 
- 3 colheres (sopa) de açúcar (nem sempre coloco)
- 30g de manteiga
- 1 café expresso
- 2 folhas de gelatina (se gostar da mousse firme)
- 200ml de natas para bater
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- bolacha ralada e raspas de chocolate para decorar

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Passado esse tempo, escorra e leve a derreter no microondas durante 10 segundos. Mexa com uma colher para ter a certeza que está toda derretida e reserve.
Parta o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os numa taça juntamente com a manteiga e o café. Leve a derreter em banho-maria, mexendo de vez em quando. Entretanto, separe as gemas das claras e bata as gemas com as 3 colheres de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Bata também as claras em castelo bem firme.
Depois do chocolate derretido, verta-o em fio nas gemas e mexa até obter um creme homogéneo. Com cuidado, envolva as claras em castelo com uma espátula e depois de bem misturado junte a gelatina derretida e envolva mais um pouco. Verta para tacinhas ou para uma taça familiar, polvilhe com bolacha ralada e leve ao frigorífico até solidificar (pelo menos 3 horas). 
Entretanto, bata as natas com o restante açúcar até obter um chantilly firme. Cubra as taças com o chantilly (pode usar um saco de pasteleiro para ficar mais bonito) e decore com raspas de chocolate.
Mantenha no frio até à hora de servir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...