terça-feira, 10 de abril de 2018

Pasca ... um pão da Páscoa romeno


Hoje trago-vos uma receita que me conquistou desde a primeira garfada. Um pão doce, super fofo e com um extra composto por um creme delicioso. Uma espécie de cheesecake dentro de um pão.
Este pão é uma receita típica da Roménia, confeccionada sempre na época da Páscoa e tal como lá, também foi presença na nossa mesa. Uma receita a repetir mais vezes, isso é certo. Espero que gostem e faça tanto sucesso como fez cá em casa.



Ingredientes da massa:
- 540g de farinha tipo 65
- 240ml de leite
- 50g de manteiga derretida
- 30ml de óleo
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 colher (chá) de sal
- 80g de açúcar
- 1 ovo
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (sopa) de leite

Ingredientes do recheio:
- 350g de queijo ricota (pode usar também quark ou cream cheese)
- 2 ovos
- 1/3 chávena de açúcar (80g)
- raspa de meio limão pequeno
- 1 colher (sopa) de rum
- 2 colheres (sopa) de sultanas
- 1 colher (sopa) de mel dissolvido num pouco de leite



Comece por preparar a massa: 
Dissolver o fermento na colher de leite.
Colocar na cuba da MFP primeiro os ingredientes líquidos e depois os secos, terminando com o sal. Programar "amassar e levedar" que dura cerca de 1:50h. Ao fim desse tempo, dividir a massa em 4 partes iguais. 
Colocar um aro num tabuleiro forrado com papel vegetal (uso o aro de uma forma de fundo amovível). Esticar uma das partes da massa e cobrir o fundo do aro. Com a restante massa, fazer 3 rolos compridos e formar uma trança. Colocar essa trança à volta do aro (no interior do aro), formando assim uma espécie de taça de massa. Deixar levedar mais 40 minutos.
Depois de levedada, verter o recheio no centro da massa e levar ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante 15 minutos. Depois baixar a temperatura para 170ºC e deixar cozer mais 45 minutos ou até que esta fique dourada e o recheio levemente firme. 
Retire do forno, elimine o aro e pincele a massa com o mel. Deixe arrefecer completamente antes de servir. 

Para o recheio, coloque numa taça a ricota, os ovos e o açúcar. Envolva bem até incorporar tudo, acrescente a raspa de limão, o rum e as passas, mexa mais um pouco. Verta no centro da massa.


Caso não tenha MFP, pode fazer a receita num robot de cozinha ou mesmo amassar à mão, tendo o cuidado de deixar a massa elástica antes de a deixar levedar cerca de 2 horas ou triplicar o volume.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...