sexta-feira, 6 de abril de 2018

Tarta da Santiago ... uma tarte de amêndoa deliciosa


No verão passado fui a Santiago de Compostela. Embora vá muitas vezes até à Galiza (os meus padrinhos são de lá), a verdade é que nunca tinha ido à sua capital. Então, a pretexto das festas em honra do santo padroeiro, resolvemos dar um salto até esta cidade histórica. Para quem gosta de história, esta cidade é perfeita já que encontramos sempre algo de interesse em cada esquina.






Mas como nem só de cultura vive esta cidade, há algo que encontramos com fartura espalhado pelas ruas estreitas do centro histórico: mulheres com tabuleiros cheios de quadrados da Tarta de Santiago para provarmos. Devo confessar que provamos várias mas foi num café junto à catedral que fiquei apaixonada por este doce. Com uma consistência húmida como todas as que provamos, esta destacava-se pelo toque crocante da amêndoa que a elevou logo para outro patamar. Por isso, quando viemos para casa ficou logo a ideia de tentar reproduzir esta tarte que tanto gostamos. Pesquisa atrás de pesquisa, cheguei a esta receita que ficou idêntica à que tanto gostamos e foi aprovada por todos os que a provaram, deixando-me de sorriso de orelha a orelha. Espero que experimentem (quem sabe já este fim-de-semana) e a apreciem tanto como nós ... garanto que vão adorar).




Ingredientes:
- 4 ovos
- 200g de miolo de amêndoa
- 40g de amêndoa palitada (picada grosseiramente)
- 160g de açúcar
- 1 colher (café) de canela em pó
- raspa de 1/2 limão pequeno
- açúcar em pó (para polvilhar)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de tarte com manteiga e polvilhe com açúcar (usei uma de 22cm). Caso use uma forma de fundo amovível, forre-a antes com papel vegetal.
Bata ligeiramente os ovos com o açúcar até ficarem bem misturados. Junte depois o miolo de amêndoa, a canela, a raspa de limão e a amêndoa picada ligeiramente com a faca. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer completamente. Polvilhe com açúcar em pó, tendo o cuidado de desenhar a cruz de Santiago no centro.

Resultado de imagem para cruz santiago para imprimir
a cruz de Santiago - para imprimir e decorar a tarte 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...