quinta-feira, 24 de maio de 2018

Bolos de arroz


Bolos de arroz, o meu bolo de pastelaria preferido tanto pela sua simplicidade como pelo seu sabor. E por ser algo que gosto muito, durante algum tempo andei à procura da receita perfeita, aquela que me levava directamente para a infância e para as idas à pastelaria todos os domingos à tarde. Pesquisei e pesquisei, testei algumas que me agradaram e outras que nem tanto (podem encontrar aqui uma das minhas tentativas que ficou muito saborosa). No entanto, nunca conseguia atingir o sabor que esperava e já começava a desistir de tal procura.
Mas como a persistência costuma levar a melhor, ainda bem que não desisti e resolvi dar uma chance a esta receita da Rita Nascimento. Acabei com uns bolos deliciosos, com uma capinha de açúcar crocante, que me fizeram viajar no tempo, sem sombra para dúvidas. Espero que gostem e experimentem qualquer dia.



  

Ingredientes:
- 3 ovos
- 100g de farinha de arroz
- 150g de farinha de trigo 
- 1 colher (chá) de fermento em pó 
- 100g de manteiga mole
- 150g de açúcar
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha (opcional)
- 100ml de leite

Bater a manteiga amolecida com o açúcar muito bem até obter um creme fofo. Juntar os ovos e bater mais um pouco. Juntar depois as farinhas peneiradas, o fermento, o aroma de baunilha e por fim, o leite, batendo mais um pouco.
Verter para forminhas de queques forradas com papel vegetal (ou formas próprias para bolos de arroz), polvilhar a superfície da massa com um pouco de açúcar e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos. Convém fazer o teste do palito.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...