terça-feira, 1 de maio de 2018

Caracóis de coco


Já chegamos a dia 1 de maio? O tempo voa e qualquer dia já estamos no natal de novo. Mas como não posso estar a pensar nestes voos do tempo, venho antes deixar-vos uma receita que adoro e faço muitas vezes (cá em casa todos adoram coco), sendo a minha escolhida para o desafio de maio do "dia um ... na cozinha" cujo tema é Caracóis. Dado eu não conseguir sequer me aproximar dos ditos caracóis vivos ou em petisco, só tinha a opção de fazer uns caracóis falsos mas bem gulosos e assim vos apresento os meus caracóis fofinhos de coco, para o lanche ou pequeno-almoço ... a escolha é vossa.
   


Ingredientes para a massa:
- 500g de farinha
- 250ml de leite
- 1 ovo
- 40g de manteiga
- 80g de açúcar 
- 1 colher (chá) de sal
- 12g de fermento de padeiro fresco

Ingredientes para o recheio:
- 200g de coco
- 150g de açúcar 
- 4 ovos 
- leite para pincelar qb
- açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Dissolva o fermento num pouco do leite e coloque na cuba da mfp, juntamente com os restantes ingredientes (primeiro os líquidos e depois os sólidos, terminando com o sal). Deixe amassar e levedar. Quando terminar, retire a massa e estique-a até obter um rectângulo grande. Espalhe a cobertura de coco de forma homogénea e enrole. Corte em fatias e coloque os caracóis num tabuleiro forrado com papel vegetal, bem espaçados porque irão crescer pelo menos o dobro. Deixe levedar mais um pouco até aumentar o volume (costumo deixar entre 30 minutos a 1 hora, consoante a temperatura que estiver). Pincele com um pouco de leite e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos (ou até dourar). Deixe arrefecer sobre uma grelha e polvilhe com açúcar em pó se desejar.

Para o recheio de coco: Misture o açúcar com o coco e os ovos. Reserve.

Notas:
- Se não tiver mfp, basta juntar todos os ingredientes numa taça grande e amassar até a massa se deslocar da taça, deixar levedar até dobrar o volume e depois prosseguir como falei em cima.
- Também pode utilizar um robot de cozinha ou batedeira com potência para a amassar.
- Estes caracóis congelam muito bem, mantendo-se fofos como se tivessem acabado de sair do forno.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...