terça-feira, 29 de maio de 2018

Esparguete com legumes e chouriço


A minha "costela italiana" vibra sempre que penso em massas. Quer dizer, vibra com tudo o que é italiano. Costumo mesmo dizer que adoro Portugal e ser portuguesa mas se tivesse de mudar, teria de ser para Itália, sem sombra para dúvidas. Por isso, para mim as massas são sempre uma solução para refeições rápidas e reconfortantes, refeições que me deixem de sorriso na cara. E esta massa foi uma delas. Uma massa simples, há base de legumes mas cheia de sabor. Espero que gostem.


Ingredientes:
- massa esparguete qb
- 1 cebola 
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 courgette
- 1 cenoura
- 100g de chouriço (de qualidade)
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- um fio de azeite
- cerca de 8 cogumelos portobello (ou brancos)
- queijo ralado qb (usei uma mistura de cheddar, gouda, mozarella e emmental)
- sal e pimenta qb

Corte a cebola em meias luas finas, a courgette e a cenoura em rodelas e depois em quartos, pique o alho, corte os cogumelos em fatias e por fim, o chouriço em rodelas finas.  
Coza a massa em água temperada com uma pitada de sal. Depois de cozida, escorra e reserve um pouco da água da cozedura.
Enquanto a massa coze, leve ao lume um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola, os alhos e o louro. Quando a cebola ficar transparente, junte o chouriço e envolva para fritar ligeiramente. Junte os restantes legumes, a polpa de tomate, o vinho e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar um pouco e depois acrescente um pouco de água (eu uso a água da cozedura da massa) para que os legumes cozinhem. Quando os legumes estiverem cozidos a gosto, acrescente a massa e o queijo. Envolva bem e sirva de seguida. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...