sexta-feira, 11 de maio de 2018

Pão leopardo


Eu adoro fotos de comida e acabo muitas vezes a desejar provar algo que nem sequer sei o que é realmente mas que tem uma apresentação tão boa que sei que iria gostar de certeza. Sejam doces ou salgados, o desejo é o mesmo. Por isso, já imaginam a minha vontade de meter a mão na massa quando me deparei com uma foto deste pão. E se uma não chegasse, lá fui pesquisar e ver mais e mais fotos. Depois foi só juntar um pouco de tudo o que encontrei e assim surgiu este pão que embora ainda não me tenha deixado completamente satisfeita no aspecto, conquistou sorrisos e paladares com a sua fofura e sabor levemente adocicado.
E como estamos à porta do fim-de-semana, que tal também meterem a mão na massa e se divertirem com os filhotes a preparar este pão ... garanto que eles vão adorar.

 

  
Ingredientes para a massa base:
- 250ml de leite
- 400g de farinha
- 1/2 colher (chá) de sal
- 80g de açúcar
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 40g de manteiga

Ingredientes para a massa castanho claro:
- 5g de cacau em pó misturado com 1/2 colher (sopa) de leite

Ingredientes para a massa castanho escuro:
- 20g de cacau misturados com 1 e 1/2 colher (sopa) de leite



Dissolva o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão e programe "amassar". Findo o tempo, retire a massa e divida em 2 porções. Depois, divida novamente em 2 uma dessas partes, ficando assim com 1 porção grande e 2 pequenas. Junte a cada uma das porções pequenas a mistura de cacau, ficando assim com uma massa branca, uma castanha clara e uma castanha escura. Deixe levedar em recipientes separados durante 1:30h ou até duplicar de volume. Depois das massas levedadas, corte cada uma em 6, obtendo um total de 18 bolas de massa.  Unte uma forma rectangular (usei de 22x11cm) com manteiga e forre com papel vegetal ou em alternativa unte com manteiga e polvilhe com farinha.

Montagem do pão:
Comece por "rolar" cada bola de massa e forme chouriços do comprimento da forma.
Depois dos chouriços formados, espalme ligeiramente os rolos de massa castanho escura e enrole-os sobre a massa castanho claro, cobrindo-a mas sem se preocupar em cobrir completamente. Depois faça o mesmo com a massa branca e enrole-a sobre o rolo anterior. Desta forma vai obter 6 chouriços, cada um com as 3 tonalidades de massa.
Agora, volte a rolar cada tubo de massa de forma a esticar em comprimento até que tenha o dobro do comprimento da forma. Corte-o a meio e coloque na forma. Proceda desta forma nos restantes tubos de massa. Depois de todos os rolos colocados na forma, deixe levedar novamente mais 1 a 2 horas ou até duplicar o volume. Depois de levedado, pincele com leite e leve a cozer no forno a 200ºC até que o pão esteja dourado e cozido (cerca de 30 a 40 minutos). Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de cortar em fatias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...