quinta-feira, 3 de maio de 2018

Pizza de chouriço e pimento ... alta e fofa


Pizza, quem não gosta de pizza? Bem, sei que existem algumas pessoas que não caem nesta perdição mas vá lá, são muito poucas. E cá em casa não existe nenhuma, é tudo viciado nesta iguaria italiana.
E como fãs que somos, volta e meia sai uma para um petisco/jantar de fim-de-semana. Desta vez, a minha escolha recaiu sobre uma massa bem alta e fofa (quase uma focaccia) e com ingredientes bem portugueses como o chouriço mouro e o queijo da ilha. Posso apenas dizer que ficou óptima e no dia seguinte ainda se comeu fria como entrada no almoço.   


 

Ingredientes:
- 330ml de água
- 500g de farinha
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de azeite
- 12g  de fermento de padeiro fresco

Para a cobertura:
- cebola em fatias finas
- pimento vermelho em cubos
- chouriço mouro em rodelas bem finas
- oregãos 
- polpa de tomate
- mistura de queijos ralado (usei queijo da ilha, mozzarela, cheddar e maasdam)

Dissolva o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão e programe "amassar e levedar". Findo o tempo, retire a massa e estique-a com as mãos até cobrir o fundo de um tabuleiro de forno. Pique com um garfo e deixe repousar mais 30 minutos (não é necessário mas assim ela fica mais alta e fofa). Depois de levedada, pincele generosamente com a polpa de tomate, a cebola, o pimento, o chouriço, a mistura de queijos e por fim, polvilhe com oregãos. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos.

Caso não tenha máquina de fazer pão, pode amassar a massa á mão ou usar um robot de cozinha potente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...