sexta-feira, 8 de junho de 2018

Bolo de cenoura e chocolate ... um bolo zebra


Os bolos simples são sempre os meus preferidos e de todos cá em casa. E a vontade de experimentar algo novo também me suscita sempre uma curiosidade. Por isso, andava com o bichinho na cabeça em relação aos bolos zebra. Diferentes dos bolos mármore, os zebra têm como característica principal as suas riscas bem definidas que tornam as fatias super giras. 
E assim surgiu a sugestão de hoje, um bolo zebra onde juntei dois sabores que adoro em bolos, resultando num bolo húmido, fofo e delicioso, receita a repetir muitas vezes.





Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha 
- 1 e 1/2 chávena de açúcar
- 3 ovos
- 200g de cenoura
- 1/3 chávena de óleo
- 2/3 chávena de leite
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de cacau + 1 colher (sopa) de leite

Comece por aquecer o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha.
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo.
Corte a cenoura em pedaços e triture-os juntamente com as gemas e o açúcar até ficar bem triturado (use um liquidificador ou robot de cozinha).  Junte o óleo e o leite, volte a triturar até obter um creme liso. Envolva o creme com a farinha e o fermento. Por fim, envolva delicadamente as claras em castelo.
Divida a massa em duas partes iguais. A uma delas envolva o cacau e a colher de leite. 
Verta uma parte da massa clara no centro da forma, depois verta uma parte da massa escura novamente no centro da forma por cima da anterior e repita o processo até acabar as massas, tendo o cuidado de verter sempre no centro da forma. Leve a assar durante cerca de 40 minutos (convém verificar através do teste do palito.
Depois de pronto, retire do forno e desenforme. deixe arrefecer e decore a gosto. Eu decorei com molho de chocolate e coco ralado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...