quarta-feira, 6 de junho de 2018

Flan pâtissier ou parisien


Existem doces que simplesmente tenho curiosidade em fazer. Doces de outras cozinhas, cheios de história e com sabores diferentes (ou nem tanto).
A receita que trago hoje é talvez uma das sobremesas mais antigas do mundo, presente nas mesas da nobreza medieval francesa e muito conhecida e apreciada até aos dias de hoje. Consiste num creme pasteleiro mais denso, assado no forno, que pode ter ou não uma massa a servir de caixa e tendo sempre uma superfície queimada, que lhe confere um toque muito saboroso.
Para primeira experiência, resolvi fazer sem a massa (tenho de controlar as calorias nesta altura, lol) e ficou muito saborosa, especialmente no dia seguinte, onde os sabores estavam mais concentrados. Espero que gostem desta minha sugestão e quem sabe, a experimente já no fim de semana. Garanto que é sucesso garantido e não dá trabalho nenhum.  




Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 litro de leite
- 200ml de natas
- 130g de açúcar (podem aumentar até 170g se forem gulosos)
- 100g de maisena
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal (usei uma de 21cm).
Leve ao lume um tacho com o leite, a baunilha e as natas até levantar fervura.
Bater os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a maisena e misture bem. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo sempre. Leve novamente ao lume, sempre a mexer até engrossar. Quando estiver pronto, retire do lume e coloque uma película aderente mesmo por cima do creme, para evitar que crie uma capa grossa. Deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 180ªC.
Verta o preparado na forma e leve ao forno durante 20 minutos. Passado esse tempo, aumente a temperatura para 200ºC e deixe mais uns minutos até dourar (cerca de 15 minutos).

Nota: corte só depois de bem fria, de preferência já refrigerada. Eu cortei um pouco antes do tempo e não ficou uma fatia tão perfeita e lisinha.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...