segunda-feira, 25 de junho de 2018

Risotto de cogumelos, brócolos e bacon


Antes de mais, gostaria de pedir desculpa pela minha ausência nos últimos tempos mas a falta de computador (avariou pela primeira vez em 11 anos) deixou-me completamente fora de tudo esta semana e com isso acabei numas mini férias forçadas. Mas como tudo tem de regressar ao normal, aqui estou eu novamente com a minha super máquina, o meu companheiro de trabalho sempre fiel, neste dia 25. 
Dia 25 de junho, dia em que Portugal jogou e eu sofri, dia em que fiz anos e não comi bolo (preguiça mesmo), mas mais importante, dia de mais um desafio "a cozinhar com ..." e desta vez a felizarda foi a Ana Rama da página CakeDiction (se não conhecem, vão espreitar que tem receitas fantásticas e super acessíveis a todos). E como fã de risottos que sou, ao ver esta receita fiquei logo com vontade de experimentar. Substituí os espinafres por brócolos (como a Ana sugeriu uma vez) e omiti a manteiga, resultando num risotto fantástico para repetir muitas vezes. Espero que gostem tanto como eu.

 

Ingredientes:
- 200gr de arroz para Risoto
- 1cebola
- 2 dentes de alho
- meio copo de vinho branco
- cogumelos frescos (usei portobello, orelhas de judas e shimeji)
- 1 pedaço de bacon em fatias bem finas
- meio brócolo
- água quente aromatizada com 1 caldo de frango
- queijo Parmesão ralado q.b.
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta q.b.

Comece por cozer ligeiramente os brócolos em água temperada com sal. Aqueça a água com o caldo de frango e mantenha-a quente.
Num tacho, frite ligeiramente metade do bacon até que este fique crocante. Retire e deixe sobre um papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
No mesmo tacho, refogue a cebola e os alhos bem picados no azeite. Junte o restante bacon e deixe fritar ligeiramente. Acrescente o arroz e envolva no refogado alguns segundos. Adicione o vinho e deixe que evaporar. Acrescente os cogumelos e cubra com um pouco de água quente. Deixe cozer, mexendo de vez em quando para não pegar. Vá juntando a água aos poucos sempre que precisar até que o arroz se apresente praticamente cozido. Deve ficar cozido mas cremoso! 
Rectifique o sal se necessário e tempere com um pouco de pimenta. Por fim, acrescente o queijo e os brócolos, mexa e sirva de seguida, decorando com o bacon crocante que reservou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...