quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Bolo de limão com ricota e papoila


Estamos a meio da semana e por aqui o bolo de fim-de-semana já acabou. Para quem não sabe, eu adoro ter sempre um bolo simples para o lanche de domingo, daqueles bolos sem recheios nem coberturas, que vão bem a acompanhar um café ou para os dias mais gulosos, acompanha-se com uma bola de gelado na sobremesa. E como sei que existem várias pessoas que também gostam de algo doce a meio da semana, trago-vos hoje um bolo que fiz há uns tempos atrás, receita da menina Ana Rama, da página de facebook "CakeDiction" (quem não conhece vale a pena passar por lá e espreitar as gulosices dela, são uma delícia). 
Um bolo simples, húmido, com um toque crocante proporcionado pelas sementes e um sabor delicioso a limão. Não fica muito doce por isso podem aumentar um pouco no açúcar se forem muito gulosos (para mim estava perfeito assim). Espero que gostem e experimentem um dia destes para a vossa marmita, por exemplo.

Ingredientes:
- 1 e 1/2 chávena de farinha
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de manteiga mole
- 1 chávena de açúcar
- 3 ovos
- sumo e raspa de 2 limões médios
- 1/2 chávena de queijo ricota
- 2 colheres (chá) de sementes de papoila
(a chávena tem a capacidade de 250ml)

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Sempre a bater junte os ovos, um a um. Depois acrescente o queijo e o sumo de limão. Bata mais um pouco e acrescente a farinha, o fermento, a raspa de limão e as sementes de papoila. Verta o preparado na forma e deixe cozer durante cerca de 40 minutos ou até que o teste do palito saia seco.
Desenforme depois de pronto e decore com açúcar em pó depois de arrefecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...