segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Pithivier de porco com legumes


Hoje trago-vos uma receita que me deixou muito feliz ... uma pithivier. Sendo um clássico francês do século XVII, ganhou o nome da povoação onde nasceu.
Mas agora perguntam vocês, que coisa é essa ... piti ... quê? Bem, uma pithivier é nada mais nada menos do que um folhado, de formato redondo, composto por uma massa folhada e um recheio muito parecido com a Galette de Rois, onde a frangipane (creme de amêndoa) se tornou a rainha. No entanto, hoje em dia, já existem diversas variações e os recheios ganharam novos sabores, juntando frutas, cremes diversos e até versões salgadas com legumes, carnes, queijos ou mesmo peixe.
A versão que trago hoje é já uma dessas variações modernas e foi concebida para mais uma participação no tão interessante desafio do Sweet World. Uma versão salgada com carne e legumes que serviu para um jantar de sábado à noite, acompanhado com uma salada mista. Como apreciação geral, ficamos rendidos mais uma vez aos clássicos franceses, espero que experimentem e quem sabe, fiquem rendidos também ...


Ingredientes:
- 500g de carne de porco picada
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- cerca de 5 cogumelos
- grelos qb
- 30 ml de vinho branco
- 50 ml de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta qb
- 1 colher (chá) de colorau 
- 1/2 colher (chá) de mistura de especiarias (usei "segredos do mundo méxico" da margão)
- 1/3 de pimento vermelho
- 45ml de leite
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 2 placas de massa folhada redondas
- ovo batido para pincelar

Comece por cozer os grelos (cerca de 5 minutos em água fervente. Reserve.
Entretanto, pique a cebola e os alhos. Corte o pimento em cubos pequenos, os cogumelos em lâminas e pique ligeiramente os grelos.
Num tacho, refogue a cebola, metade dos alhos e o louro num fio de azeite. Quando a cebola amolecer, junte a carne e as especiarias. Mexa sempre até que a carne ganhe cor. Junte a polpa de tomate, o vinho e o pimento. Deixe refogar até que a carne esteja cozinhada ( vá acrescentando água sempre que necessário para que não seque demasiado). Quando a carne estiver bem macia, junte o leite misturado com o amido e mexa até que este engrosse um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer.
Para os legumes leve ao lume uma frigideira com o restante alho e um fio de azeite. Quando o alho começar a alourar junte os cogumelos e deixe cozinhar um pouco. Acrescente depois os grelos, sal e pimenta. Deixe cozinhar mais um pouco. Depois de pronto, retire do lume e deixe arrefecer.

A montagem:
Abra a primeira placa de massa folhada, espalhe o preparado dos legumes e por cima deste espalhe uniformemente o preparado de carne. Cubra com a segunda placa de massa folhada e feche as pontas. Pincele com o ovo e leve ao forno a 220ºC até começar a alourar. Nessa altura, baixe para os 200ºC e deixe acabar de cozer. Sirva de seguida, acompanhado com uma salada mista. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...