quinta-feira, 23 de maio de 2019

Semifrio de bolacha e limão

Cá em casa gostamos sempre de ter sobremesa, especialmente ao fim-de-semana. Mas a verdade é que nem sempre apetece fazer algo elaborado e a vontade de estar na cozinha torna-se quase um desperdício de tempo. Por isso, nesses dias mais estranhos, acabo sempre por fazer coisas simples, daquelas quase instantâneas, que nos limpam o frigorífico e a despensa, como foi o caso deste semifrio. Com curd de limão no frigorífico mais uns ingredientes à mistura, foi num instante que preparei esta sobremesa e até ficou muito saborosa, tanto que acabou rapidamente, garanto.


Ingredientes: 
- 4 colheres (sopa) de curd de limão (podem ver a receita aqui
- bolacha maria (cerca de ½ pacote) 
- 200ml de natas 
- 2 claras 
- 4 folhas de gelatina 
- 2 a 3 colheres (sopa) açúcar 
- leite para demolhar as bolachas 
- chocolate ralado para decorar 

Comece por preparar o curd de limão e deixe arrefecer (pode preparar com antecedência, ele aguenta pelo menos 2 semanas no frigorífico). 
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Escorra e leve a derreter no microondas durante cerca de 15 segundos (não deixe ferver). 
Bata as claras em castelo. Bata as natas com o açúcar até ficarem em chantilly firme. Junte-lhes metade do curd de limão e continue a bater. Envolva as claras em castelo e por fim a gelatina derretida. 
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente (para desenformar melhor) e verta um terço do creme. Espalhe por cima um pouco de curd de limão, bolacha maria demolhada ligeiramente no leite e depois novamente o creme. Volte a espalhar o restante curd de limão, as bolachas demolhadas e por fim verta a última parte do creme. Leve ao frigorífico para endurecer (o ideal é de um dia para o outro). Na hora de servir, vire a forma sobre um prato de servir, com cuidado retire a película aderente e decore com as raspas de chocolate. Sirva fresco.

Como viram, é muito simples de se fazer esta receita mas para os mais preguiçosos ou que simplesmente não têm tempo para a cozinha, deixo-vos esta ideia:

Perguntam-me vocês:
- Carla, eu adoro sobremesas mas não tenho jeito nenhum para as fazer, ajudas-me?
E eu respondo, sem hesitações:
- Não se preocupem, podem encontrar alguém que vos faça sobremesas deliciosas à distância de um click. Basta visitarem a plataforma Fixando e procurar o Serviço de Catering mais perto de vocês, onde irão receber até 5 propostas de profissionais qualificados, sem qualquer trabalho de pesquisa. 
É fácil, não acham? Já não têm desculpa para a falta de um docinho no final do jantar ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...