segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Polvo em molho verde

Existem receitas que já são clássicos que todos fazemos em casa ou que pelo menos adoramos que outros nos façam. E a receita que trago hoje é um exemplo disso, algo que quase todos sabem fazer mas nunca é demais deixar a versão que fazemos cá em casa. Simples, fresco e rápido de se fazer, o polvo em molho verde pode ser servido como petisco ou prato principal e sabe muito bem nesta altura do ano em que se quer refeições mais leves e fresca.


Ingredientes:
- 1 polvo (cerca de 1,5kg)
- 1 cebola inteira
- 1 cebola picada finamente
- 1 raminho de salsa fresca picada
- azeite, vinagre e sal
- batatas cozidas

Comece por cozer o polvo com a cebola inteira. Para isso eu coloco numa panela de pressão o polvo bem lavado e a cebola (sem adição de água). Fecho a panela e conto 15 minutos depois de começar a apitar de forma constante. Desligo, retiro a pressão e retiro o polvo. (a água que o polvo larga pode congelar e mais tarde usar para fazer um arroz, por exemplo).
Corte o polvo em pedaços mais pequenos e coloque-os numa travessa de cservir. Coza as batatas em água temperada com sal e depois de prontas, coloque-as também na travessa juntamente com o polvo.
Para o molho verde, pique finamente a cebola e a salsa. Tempere com azeite, vinagre e sal e envolva bem. Verta sobre o prato e sirva de seguida.

PS: para o molho costumo usar 3 medidas de azeite para uma de vinagre.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...