sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Uma espécie de crepes chineses

Eu não era fã de comida chinesa, para dizer a verdade, só gostava mesmo dos crepes chineses e do gelado frito. No entanto, quando o Lidl passou a ter a semana asiática, comprei alguns produtos e resolvi procurar algumas receitas chinesas, adaptando-as ao gosto cá de casa. Desde então, passei a gostar desta cozinha e quando vou ao restaurante tenho curiosidade em conhecer sempre pratos novos. Mas se há uma coisa que não mudou foi o gosto pelos crepes e a procura por uma reprodução fiel cá em casa. 
Esta receita não é a verdadeira (ainda não encontrei a massa perfeita), mas serve para enganar os desejos e adapta-se facilmente aos ingredientes comuns de uma dispensa portuguesa. Utilizei como massa a dos crepes que tinha no congelador, fiz um recheio, fritei (ficaram crocantes como eu gosto) e voilá ... matei os desejos com algo que embora não seja o original, me soube muito bem...

 

Ingredientes:
- crepes prontos (receita aqui)
- legumes em tiras finas (cenoura, couve coração, cebola, pimento, rebentos de soja e de bambu, cogumelos, alho francês ...)
- molho de soja qb
- sal e pimenta preta qb
- gengibre moído qb
- alho em pó qb
- erva príncipe qb (comprei no lidl)
- óleo qb
- ketchup qb (ou na falta deste polpa de tomate com uma pitada de açúcar)

Leve ao lume um wok com o óleo até aquecer, junte os legumes e os restantes ingredientes e deixe cozinhar até os legumes amolecerem, rectifique os temperos se necessário e reserve.
Coloque um pouco de recheio no centro do crepe, dobre as laterais e enrole (utilize uma mistura de água com farinha para servir de cola na hora de fechar o crepe). 
Frite em óleo bem quente até dourar de ambos os lados, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva. Eu acompanhei com uma salada.

* Se quiser pode utilizar legumes chineses congelados (eu tinha pouca quantidade e por isso acrescentei cebola, cenoura, couve e pimento, que era o que tinha em casa).
** Pode ainda juntar carne de porco, frango, perú, camarão, ... aos legumes para os tornar mais completos.