quarta-feira, 2 de março de 2016

Sopa campestre - yammi ou não


Ter um robot de cozinha nunca foi algo que eu ambicionasse muito. Na realidade tinha em casa todos os utensílios que a dita substituía e por isso nunca tive intenção de gastar tanto dinheiro assim. Mas as opiniões mudam e quando me deparei com uma possível pechincha (pouco mais de 90 euros) não consegui resistir e trouxe a dita máquina comigo. Se todos falavam bem dos robots de cozinha, quem sou eu para contrariar (ainda por cima sem ter experimentado nenhum). 
Confesso que o uso da Yammi não foi logo instantâneo, aliás só fiz a primeira receita 2 dias depois de a ter e a segunda passado mais de uma semana. Como podem ver, não fui uma criança entusiasmada com o novo brinquedo. Mas a verdade é que a Yammi tem-me conquistado cada vez mais. Devagar, devagarinho vou testando receitas e gostando dos resultados finais. E não, não abandonei as minhas maquinetas antigas porque há certas coisas que ainda prefiro fazer como antigamente, No entanto, admito que existem outros pratos que me conquistaram e deixei de os fazer no fogão. 
A receita que vos trago hoje foi a primeira sopa que fiz na Yammi e adorei o resultado, um creme aveludado e bem cremoso, com "entulho" a acompanhar, algo que me encheu as medidas e mais uma vez me convenceu de que fiz uma boa compra (sim, porque mesmo as pechinchas por vezes saem furadas). Desde então, cá em casa todas as sopas são yammi ... e vocês, amigas da modernidade, como fazem a vossa sopa, no robot ou no fogão?


Ingredientes (para 3 pessoas):
- 1 batata grande (ou uma courgette)
- 2 cenouras pequenas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de azeite
- 800ml de água
- 60g barriga fumada
- couve coração ou lombarda qb
- sal qb



Método Yammi:
Coloque no copo a cebola, o alho e o azeite, refogue durante 5 minutos na velocidade 1, temperatura 100º. 
Junte a batata e 1 cenoura em cubos, o naco de barriga fumada, a água e uma pitada de sal. Programe 15 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. 
Por fim, retire a barriga fumada e triture durante 45 segundos na velocidade 9. 
Junte a couve ripada, a cenoura em raspas e a barriga cortada em tiras, rectifique o sal e programe mais 5 minutos, velocidade 1, temperatura 100º. Sirva quente acompanhado com pão torrado se gostar.

Método Tradicional:
Refogue a cebola picada, o alho picado e o azeite aé a cebola ficar translúcida. Junte a batata e 1 cenoura em cubos, o naco de barriga fumada, a água e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem cozidos. Por fim, retire a barriga fumada e triture com a varinha mágica até ficar um creme bem cremoso. 
Junte a couve ripada, a cenoura em raspas e a barriga cortada em tiras, rectifique o sal e deixe cozinhar até a couve estar cozida no ponto. Sirva quente acompanhado com pão torrado se gostar.