terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Japchae ... ou um prato de massa coreano


As viagens gastronómicas são algo que me fascina muito e quando não podemos ir aos locais, trazemos um pouco deles até a nossa casa através da cozinha. A sugestão que vos trago hoje foi uma dessas minhas viagens pelos aromas que me têm fascinado nos últimos tempos. 
A verdade é que na minha procura por novos sabores, acabei por descobrir a cozinha coreana e alguns pratos suscitaram-me bastante interesse, entre eles este, o Japchae.


O Japchae é um prato coreano feito com uma massa de amido, servida com vegetais e com carne (embora esta seja opcional). É um prato agridoce, geralmente servido como acompanhamento quente ou frio ou mesmo como refeição principal (como foi o meu caso), sempre presente em dias festivos. 
Segundo conta a história, foi confeccionado pela primeira vez no início do século XVII, quando o rei Gwanghaegun, da dinastia Joseon, organizou uma grande festa no seu palácio e um dos seus empregados criou este prato para satisfazer o paladar do rei. Como o rei adorou o prato, recompensou Yi Chung promovendo-o a hojo panseo (uma espécie de secretário do tesouro).

Embora cá em casa ninguém tenha sido promovido com este prato, ficou a vontade de conhecer um pouco mais desta cozinha e em breve outras receitas surgirão no blog. Quanto a esta, pelo que entendi, o uso dos vegetais é um pouco ao gosto de cada um, tanto na quantidade como na escolha por isso, a receita é apenas um ponto de partida . Espero que gostem e experimentem...



Ingredientes:
- glass noodles (é uma massa transparente, comprei no lidl) 
- 3 dentes de alho 
- 1 cebola 
- 1 cenoura
- 1/2 pimento vermelho
- 1 brócolo médio
- 150g de cogumelos
- 250g de carne de vaca para estufar
- molho de soja qb
- 1 colher (chá) de açúcar mascavado (usei 2 colheres de chutney de abóbora)
- 1 colher (chá) de erva-principe moída (opcional)
- sementes de sésamo qb
- cebolinho qb
- óleo de sésamo qb (usei azeite)

Corte os cogumelos em fatias. A cebola, a cenoura e o pimento corte em tiras finas e pique o alho. Corte os brócolos em raminhos e a carne em tiras finas.
Tempere a carne com o molho de soja, o açúcar e as sementes de sésamo. Deixe repousar cerca de 15 minutos.

Leve ao lume um tacho com água e uma pitada de sal, quando levantar fervura, retire do lume e coloque a massa dentro. Deixe repousar cerca de 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar. Quando estiver cozida, dê um corte com a tesoura (porque ela é muito comprida e assim facilita ao comer), escorra e coloque no recipiente que vai servir. Tempere com molho de soja e reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de óleo e cozinhe primeiro a cenoura, cebola e brócolos. Quando a cebola começar a amolecer, junte os cogumelos, o pimento e o alho. Tempere com molho de soja e erva-principe. Envolva bem e deixe cozinhar, tapado. Se necessário, junte um pouco de água para não ficar demasiado seco. Quando os legumes estiverem no ponto (não deixe cozinhar em demasia), coloque-os por cima da massa e reserve.
Na mesma frigideira, cozinhe a carne e envolva-a na massa. Junte o cebolinho cortado grosseiramente e rectifique o molho de soja, se necessário. Polvilhe com sementes de sésamo e sirva de seguida.