domingo, 1 de janeiro de 2017

Pastéis de nata de bacalhau


Início do ano 2017, um ano que espero que venha cheio de coisas boas, novos projectos e muitas alegrias. E neste dia, passo sempre com a família, numa mesa farta e cheia de comida variada, com jogos e filmes à mistura, num serão tranquilo e bem reconfortante.
Mas dia 1 também significa "dia um ... na cozinha" e neste caso, dia de uma receita de entrada. A minha escolha foi rápida e prendeu-se com algo que andava na minha cabeça à imenso tempo e que tornou a decisão bem rápida. Uma receita com tradição bem portuguesa e que vos vai agradar ... uns pastéis de nata de bacalhau!


Ingredientes:
- 1 lombo de bacalhau
- 200ml de natas
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola picada
- salsa fresca picada qb
- 300ml de água de cozer o bacalhau
- 1 folha de louro
- sal e pimenta qb
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 embalagem de massa folhada rectangular (uso as do lidl)


Coza o bacalhau num tacho com água durante 10 minutos. Retire o bacalhau e limpe de peles e espinhas. Reserve 300ml de água.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o louro. Quando a cebola amolecer, junte o bacalhau em lascas e a salsa picada. Dissolva a farinha na água de cozer o bacalhau e junte ao preparado, juntamente com as natas. Tempere de sal e pimenta e deixe refogar até o molho engrossar um pouco, mexendo de vez em quando. Retire do lume, rejeite a folha de louro e transfira o preparado para outro recipiente, de forma a que arrefeça mais rápido. Deixe arrefecer por completo.
Unte forminhas com óleo (eu humedeço um papel com óleo e passo nas formas).
Estique a massa folhada e depois enrole-a. Corte 16 fatias iguais e forre as forminhas com ela pressionando do centro para as laterais com os polegares. Recheie com o creme de bacalhau e leve ao forno, pré-aquecido a 220º, até a massa folhar e o creme dourar. Retire e sirva.