terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Red velvet cake ... ou um bolo veludo vermelho


Hoje é dia de S.Valentim, dia cheio de corações por todo o lado, cor vermelha, músicas românticas e flores, montes de flores. E porque também cá em casa todas as celebrações são pretexto para algo doce, hoje a sobremesa cá em casa é um bolo de cor bem romântica, num vermelho intenso. Um bolo que queria fazer há imenso tempo e que agora chegou o momento e só vos digo ... ainda bem que o fiz. É um bolo pouco doce, com um sabor ligeiro a queijo e com um aspecto bem guloso, bolo a repetir mais vezes, de certeza.



Bolo:
- 4 ovos
- 300g de farinha com fermento
- 50g de manteiga magra
- 200g de açúcar
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 200ml de buttermilk (junte a 200ml de leite uma colher de sopa de vinagre e deixe repousar 5 minutos)
- 3 colheres (sopa) de corante vermelho líquido

Recheio e cobertura:
- 300g de queijo-creme
- açúcar em pó a gosto, consoante a gulosice (usei cerca de 6 colheres de sopa)
- 1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
- 2 dl de natas
- corante vermelho para a cobertura (opcional)


Comece por preparar o bolo.
Bata o açúcar com a manteiga até esta incorporar bem. Sempre a bater, junte as gemas, uma a uma, o aroma de baunilha, o cacau, o corante e a farinha intercalando com o buttermilk. Bata as claras em castelo e incorpore delicadamente na massa. Verta para uma forma untada e polvilhada e leve a cozer a 180º, em forno pré-aquecido. Quando estiver cozido (fazer o teste do palito), desenforme e deixe arrefecer por completo.
Entretanto prepare a cobertura. Bata as natas com 2 colheres (sopa) de açúcar até ficarem firmes. Bata o queijo com o aroma de baunilha e açúcar a gosto (usei 3 colheres de sopa). Acrescente as natas e envolva delicadamente. 


Montagem:
Corte o bolo em três discos e acerte do topo do bolo para ficar plano. Triture esse excedente da cobertura até obter umas migalhas, para depois decorar o bolo.
Coloque o primeiro disco num prato de servir, barre com um pouco do recheio, coloque por cima o segundo disco e volte a cobrir com o recheio. Coloque o terceiro disco. Ao recheio que sobrou acrescente um pouco de corante vermelho, caso queira dar um toque mais rosado ao bolo, e barre todo o bolo com o preparado, decorando a gosto. 
Eu optei por cobrir as laterais com as migalhas do bolo e com o saco de pasteleiro, fazer umas pequenas rosas no topo.