segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Tarte de marmelos com especiarias


Eu sou daquelas pessoas que gosta imenso de organização e saber a quantas ando, além disso, detesto surpresas. E por isso, quando se trata da cozinha, gosto de saber o que tenho cá em casa (deitar comida fora nunca). Então, um dia destes fui vasculhar o frigorífico para ver o que andava por ali perdido e encontrei uma caixinha de marmelos cozidos com especiarias provenientes de outra receita (sobras mesmo). Como a vontade de cozinhar estava fraquinha e apetecia-me fazer outras coisas mas também era dia de ter um doce cá em casa, surgiu esta tarte que se tornou viciante e acabou tão rápido quanto foi feita. É uma receita pouco doce e será para repetir sem dúvida nenhuma, testando com outras frutas como maçã ou pêra, por exemplo, já que existem durante todo o ano.
E como estamos no início da semana, experimentem e digam lá se não tenho razão, esta vicia :)  


Ingredientes da massa:
- 240g de farinha com fermento
- 100g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- 3 a 5 colheres (sopa de água fria)

Ingredientes do recheio:
- marmelos
- água
- açúcar (pouco)
- pau de canela
- estrela de anis
- amido de milho (para engrossar)


Comece por preparar o recheio. Lave bem os marmelos e corte-os em oito gomos. Retire os caroços mas mantenha a casca. Coloque-os num tacho e cubra com água apenas até dois terços da altura dos marmelos. Junte as especiarias e um pouco de açúcar a gosto. Deixe cozinhar até os marmelos estarem bem macios. Nessa altura, retire os marmelos e corte-os em cubos pequenos. Misture um pouco de amido de milho (cerca de 1 colher sobremesa cheia) num pouco da calda e verta para o tacho, envolvendo bem na restante calda. Mexa sempre até engrossar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para a massa, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Polvilhe a bancada com farinha e estique a massa até obter um círculo maior que a forma. Forre a forma e apare as laterais. Com as sobras da massa, volte a esticar e corte várias tiras. Coloque o recheio de marmelos na forma e decore com as tiras de massa. Pincele a massa com leite e leve ao forno, pré-aquecido a 180º até esta estar cozida e dourada. Desenforme, polvilhe com mais um pouco de canela em pó e sirva morna ou fria, simples ou com uma bola de gelado.