quinta-feira, 21 de abril de 2016

Bolo integral de maçã, aveia e especiarias (uma versão mais saudável)


Bolos nunca faltam cá em casa mas enquanto uns são daqueles pecaminosos, tenho de tentar equilibrar a balança e fazer outros bem mais saudáveis. Este surgiu da necessidade e da vontade de fazer algo mais nutritivo e mais saudável, mas não menos saboroso. Gostei bastante do resultado final excepto da parte em que o bolo se colou no fundo da forma e ao desenformar se partiu. Mas com jeitinho, lá se compôs e 24h depois já não existia nem migalhas para contar a história. Espero que gostem desta sugestão ...


Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 cenoura média
- 70g de farinha de trigo
- 40g de farinha de trigo integral
- 80g de flocos de aveia
- 50g de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de fermento
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
- 100ml de leite
- 3 maçãs descascadas em cubos
- miolo de noz (opcional)

Método Yammi:
Coloque na máquina a pá misturadora e bata as claras em castelo, durante 4 minutos, na velocidade 3. Reservar.
Triture a cenoura com as gemas e o açúcar durante 1 minuto, velocidade 6. Junte o leite, as farinhas, os flocos de aveia, o fermento e as especiarias. Programe mais 1 minuto, velocidade 4. Envolva as claras em castelo. Verta para uma forma untada e polvilhada e coloque por cima a maçã e o miolo de noz, pressionando um pouco com uma colher. Leve ao forno até o teste do palito sair seco, não deixe cozer demasiado para que a massa não fique seca.

Método Tradicional:
Triture a cenoura com as gemas e o açúcar no liquidificador. Junte o leite, as farinhas, os flocos de aveia, o fermento e as especiarias e triture mais um pouco. Bata as claras em castelo e envolva na mistura. Verta para uma forma untada e polvilhada e coloque por cima a maçã e o miolo de noz, pressionando um pouco com uma colher. Leve ao forno até o teste do palito sair seco, não deixe cozer demasiado para que a massa não fique seca.


Notas:
- este bolo fica doce qb, tanto as especiarias como a cenoura complementam o açúcar adicionado.
- não gosto de usar apenas farinha integral porque acho que os bolos ficam demasiado secos, por isso opto sempre por colocar uma parte de farinha de trigo refinada.