terça-feira, 30 de agosto de 2016

Costeletas de porco com ananás e arroz de funcho


Existem receitas que fazemos uma vez e por aí ficámos, mas existem outras que voltámos a fazer e fazer, sem nunca nos cansarmos. A receita que deixo aqui hoje é mesmo uma dessas, algo que já se faz aqui há anos mas que pode não agradar a todos. Com sabores agridoces, um molho delicioso e um arroz com aroma diferente, fez as delícias de quem comeu e espero que gostem também :)


Ingredientes:
- 4 costeletas de porco (também fica bem com bifes de frango)
- 4 rodelas de ananás em calda*
- 200ml de natas
- 100ml de vinho branco
- 100ml de calda de ananás
- 1 colher (chá) de mostarda
- sal e pimenta qb
- 1 noz de manteiga
- 1 fio de azeite

Para o arroz:
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- 1 dente de alho
- 1 fio de azeite
- funcho qb**
- sal qb

Tempere as costeletas com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com as gorduras e frite a carne. Retire-a da frigideira e coloque num recipiente aquecido. Na mesma frigideira, frite o ananás até alourar. Retire do lume e coloque-o por cima da carne.
Verta na frigideira o vinho, a calda do ananás e a mostarda. Deixe ferver e acrescente as natas, rectifique os temperos e deixe ferver até o molho engrossar e apurar. Verta sobre as costeletas e sirva de seguida, acompanhadas com o arroz e uma salada.

Para o arroz, leve um tacho ao lume com o azeite, o alho picado e o funcho. Deixe refogar um pouco (cuidado para não queimar), junte o arroz, mexa e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até a água evaporar.

* Se tiver ananás fresco também pode usar, quanto à calda, aproveite o sumo do ananás e acrescente água até atingir os 100ml.
** Quanto ao funcho, usei um pouco de bolbo de funcho cortado em pequenos pedaços, mas pode optar por sementes de funcho se quiser.