Fritos, como eu gosto de fritos. Mas não é um frito qualquer, tem de ser bem sequinho e nada de sentir o sabor a óleo. Por isso, quando trouxe cá para casa uma Airfryer (fritadeira de ar quente), comecei a comer de forma mais saudável neste campo e sem tanto peso na consiência. Em termos de sabor não altera quase nada (à excepção de alguns fritos como rissóis, croquetes, pastéis de massa tenra, ... que continuam a ser melhores quando feitos de forma tradicional). Quanto às batatas, ficam uma delícia, bem sequinhas e com a possibilidade de conseguirmos aromatizar com o que nos apetece. Espero que gostem desta minha sugestão que embora pareça muito calórica, levou apenas 1 colher (sopa) de azeite para 3 pessoas.
Ingredientes:
- filetes de pescada
- sal e pimenta
- sumo de limão
- alho picado
- ovo batido
- farinha
Para as batatas:
- batatas
- sal
- paprika fumada
- azeite
Comece por temperar o peixe com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão. Deixe repousar pelo menos 30 minutos. Após esse tempo, passe os filetes por farinha, ovo e novamente farinha.
Cubra o cesto da cuba com papel de alumínio e pincele-a com óleo. Coloque os filetes e cozinhe durante 10 minutos de cada lado, a 200ºC. Caso seja necessário, deixe mais uns minutos.
Retire da cuba e reserve, mantendo-os quentes.
Enquanto o peixe cozinha, descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Coloque-as numa taça com água e tempere com um punhado de sal. Deixe repousar uns minutos (3 a 5 minutos). Escorra as batatas, seque-as num pano e coloque-as numa taça. Tempere com paprika fumada e 1/2 a 1 colher (sopa) de azeite. Envolva bem e frite as batatas na Airfryer durante 25 minutos, a 180ºC.
Depois de prontas, sirva as batatas com o peixe e uma salada mista, se gostar.