segunda-feira, 4 de março de 2019

Nacatole ... um doce de Carnaval italiano


Já sabem que eu adoro desafios e se forem para me dar a conhecer algo novo, então ainda melhor. Por isso quando vi no grupo de facebook "Cantinho das cozinheiras" o desafio de se fazer um doce carnavalesco de Itália, a minha reacção foi logo a de ir pesquisar sobre o assunto. Páginas e páginas depois de tanta consulta, acabei por me inclinar para os nacatoles, um doce bastante aromático, tradicional da Calábria, que é usual ver-se na mesa de Natal, Passagem de Ano, Carnaval e Páscoa, como sinal de boa sorte.  




Ingredientes (cerca de 12 unidades):
- 120 ml de leite
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 40g de açúcar
- 15ml de óleo
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de aroma de baunilha
- raspa de 1/2 limão
- 300g de farinha de trigo

Dissolva o fermento no leite, misture os restantes ingredientes e amasse até que fique uma massa homogénea. Deixe descansar a massa numa taça cerca de 1 hora tapada com película aderente. Passado esse tempo, estique com o rolo até obter uma espessura de cerca de 1 cm. Corte círculos e depois com um cortador menor corte o centro, formando assim uma espécie de donut. Deixe descansar mais um pouco (cerca de 45 minutos).
Agora pode optar por cozinhar de 2 formas. Pode fritar em óleo quente, deixar escorrer sobre papel de cozinha e depois polvilhar com açúcar granulado. Ou então levar ao forno a 180ºC até que eles dourem (cerca de 15 minutos), depois retire do forno, pincele com água e polvilhe com açúcar em pó. Cuidado para não deixarem secar demais ...

Ambas as formas de cozedura ficam boas. No entanto, embora seja a mesma massa, o sabor fica ligeiramente diferente. Cá em casa todos acabámos por gostar mais da versão frita, embora seja a menos saudável.