sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Mousse rápida de limão


Quantas vezes queremos uma sobremesa mas o tempo parece conspirar contra nós? Comigo isso acontece inúmeras vezes e nessas alturas acabo sempre por recorrer a sobremesas "instantâneas" como esta que hoje vos trago. Uma mousse que pode ser preparada em 5 minutos e nunca nos deixa ficar mal. Espero que gostem ...


Ingredientes:
- lemon curd qb (para a receita clique AQUI)
- 200ml de natas*
- bolacha picada grosseiramente (usei digestiva)
- 2 colheres (sopa) de açúcar

Comece por bater as natas com o açúcar até obter um chantilly firme. Adicione cerca de 2 colheres (sopa) de lemon curd e bata mais um pouco para incorporar. 
Em tacinhas individuais coloque camadas alternadas de bolacha picada e creme de natas (a última camada deve ser de creme de natas). Finalize com mais um pouco de lemon curd (cerca de 1 colher de chá) e decore com bolacha picada, rodelas de limão e hortelã. Sirva bem fresco.

* para uma versão mais saudável podem substituir as natas por iogurte grego.


quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Iced tea de limão caseiro ... uma bebida saudável


Os dias continuam quentes e nem parece que já estamos no outono e a caminho de outubro. Se não fossem as noites começarem bem mais cedo e se sentir uma pequena neblina matinal, diria que estávamos ainda no verão. E se temos temperaturas bem altas por todo o país, aqui neste meu cantinho à beira-mar, elas rondam a casa dos 25ºC,  o que torna os dias completamente agradáveis.
Por isso, gelados e bebidas frescas continuam a fazer parte do nosso dia-a-dia e hoje resolvi partilhar convosco a bebida que mais consumimos por aqui ... o chá gelado de limão (mais conhecido por iced tea). Simples, barato e saudável, é a escolha perfeita para quem quer variar da água. 

Ingredientes:
- 1 litro de água a ferver
- 1 litro de água fria
- 2 saquetas de chá preto (eu uso o english breakfast)
- 1 limão grande ou 2 pequenos
- 1 colher (sopa) de açúcar amarelo (convém provar, pode precisar de mais de for guloso)

Comece por cortar o limão em rodelas finas e colocar num jarro. Junte o açúcar, as saquetas de chá e a água a ferver. Deixe descansar cerca de 30 minutos, retire as saquetas de chá e acrescente a água fria (neste passo, quando tenho pressa substituo uma parte da água fria por cubos de gelo). Depois de frio, coloque no frigorífico até à hora de servir. Sirva bem fresco.  


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Carne de porco à alentejana


Hoje é dia 25 e com isso chegou mais um desafio "a cozinhar com...", sendo este mês a contemplada Ana G. Neves, autora do blogue Recanto com tempero. Depois de alguma pesquisa pelo seu blogue, foi na culinária nacional que me prendi e quem a conhece sabe bem o porquê.
A culinária portuguesa é rica em sabores e existem pratos que simplesmente adoro. E hoje trago comigo um dos pratos que mais gosto ... carne de porco à alentejana, uma receita que comemos muito cá em casa e que ainda não tinha publicado no blogue. Espero que gostem ...



Ingredientes:
- 700g de carne de porco (rojões)
- 3 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2dl de vinho branco
- um fio pequeno de azeite q.b.
- 2 colheres (sopa) de pimentão doce
- 400g de amêijoas (uso congeladas)
- sal e pimenta qb
- cerca de 700g de batatas
- pickles qb (usei só pepinos)
- azeitonas qb
- salsa fresca picada qb

Disponha a carne cortada aos bocados numa bacia, tempere-a com os dentes de alho picados, o vinho branco, as folhas de louro, o pimentão, o sal e o piripiri. Envolva e deixe marinar (pelo menos 2 horas para tomar bem o gosto). Demolhe as amêijoas em água tépida para perderem a areia.
Entretanto, descasque e corte as batatas aos cubos. Lave-as, escorra-as bem e leve-as a fritar em óleo (eu uso a airfryer, utilizando apenas 1 colher (sopa) de óleo). Depois retire as batatas e deixa-as escorrer bem sobre papel absorvente de cozinha. Reserve.
Aqueça o azeite num tacho, junte a carne escorrida e deixe corar (mexendo de vez em quando). Adicione a marinada e se necessário um pouco de água. Deixe cozinhar. Quando a carne estiver macia, junte as amêijoas e deixe cozinhar mais um pouco até estas abrirem. Rectifique os temperos e retire do lume. Junte as batatas e envolva com cuidado.
Sirva de seguida com os pickles e as azeitonas, polvilhando com salsa picada.



domingo, 23 de setembro de 2018

Húngaros


Quem gosta de cookies por aqui? Eu adoro comer mas fazer nem tanto, confesso. Por isso, são raras as vezes que as faço. No entanto, existem algumas receitas que me fazem querer experimentar e os húngaros eram uma das receitas que ansiava testar.
E com um empurrão ligeiro (tinha umas gemas cozidas que sobraram de outra receita), saiu para o lanche deste domingo uns húngaros deliciosos, receita da famosa Rita Nascimento, La dolce Rita.
Espero que gostem e quem sabe, coloquem as mãos na massa também ...


Ingredientes:
- 3 gemas cozidas
- 75g de açúcar em pó
- 100g de manteiga
- 50g de amido de milho
- 150g de farinha de trigo
- 80g de chocolate de culinária
- 1/2 colher (sopa) de leite
- compota de morango ou marmelada qb (opcional)

Bata a manteiga com o açúcar em pó até obter uma mistura cremosa. Passe as gemas por um passador para ficarem bem raladas e junte-as à mistura anterior. Junte a farinha e o amido de milho e bata mais um pouco (eu costumo misturar com as mãos nesta fase porque facilita na hora de moldar uma bola).
Leve ao frigorífico cerca de 20 minutos e após este tempo estique com um rolo da massa e um pouco de farinha para não pegar. Corte com cortadores e coloque numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e coza só até quererem começar a dourar, cerca de 7-8 minutos. Deixe arrefecer. 
Para a cobertura: derreta o chocolate juntamente com o leite no microondas ou em banho-maria. 
Use a compota para rechear algumas ou todas as bolachas se quiser. Por fim, mergulhe-as até metade no chocolate, raspe na borda do recipiente para  retirar o excesso e coloque numa superfície com papel vegetal até o chocolate secar.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Tarte gelada de bolacha, caramelo e café


No verão, as sobremesas que mais saem cá em casa são os gelados. Sejam de compra ou caseiros, todos adoram e por isso acabo por ir testando novas versões. A tarte que trago hoje foi muito elogiada por cá e é mais uma gulosice para ter sempre no congelador.


Ingredientes:
- 400ml de natas
- 3 claras
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 200g de bolacha torrada
- leite com café qb

Para a cobertura:
- 6 gemas
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de água
- caramelo líquido
- bolacha ralada

Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly. Bata as claras em castelo e envolva nas natas. Forre uma forma rectangular com película aderente (para desenformar melhor). Faça camadas de bolacha embebida no leite com café, intercalando com o creme de natas. Termine com uma camada de natas e leve ao congelador até endurecer. 
Entretanto, misture as gemas, o açúcar e a água com uma vara de arames, leve ao lume até engrossar e deixe arrefecer. Quando a tarte estiver solidificada, barre com o creme de ovos, regue ligeiramente com o caramelo líquido e polvilhe com bolacha ralada. Leve novamente ao congelador. Convém retirar do frio cerca de 15 a 20 minutos antes de servir para que amoleça e fique perfeita. 


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Quiche de frango (aproveitamento de frango assado)


Quando existem restos pelo frigorífico e não temos vontade de cozinhar, o que fazer? Pergunta-se aos comensais e a resposta é ... quiche. Simples e rápida, é a solução perfeita para quando não se tem paciência para a cozinha. Feita com o que tinha em casa, ao estilo "limpa frigorífico", ficou uma delícia e óptima uma salada verde. Espero que gostem ...


Ingredientes:
- 1 embalagem de massa quebrada
- frango assado desfiado
- 1 cenoura pequena ralada
- 1/2 alho-francês em fatias bem finas
- 1/2 pimento vermelho em cubos
- 3 ovos
- 200ml de leite
- salsa fresca picada qb
- queijo ralado qb
- sal e pimenta qb

Forre uma forma de tarte com a massa quebrada e pique o fundo com o garfo. Bata os ovos, acrescente o leite e tempere com sal e pimenta.
Numa taça, misture o frango assado já desfiado com a cenoura, o alho-francês e o pimento. Espalhe sobre a tarte e verta a mistura de ovos por cima. Polvilhe com a salsa picada e o queijo ralado e leve ao forno (pré-aquecido a 200º) durante cerca de 30 minutos ou até a massa ficar cozida e o recheio firme. Sirva morna, acompanhada com uma salada.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Pavlova de frutos silvestres e chocolate


Fim-de-semana à porta é sinónimo de gulosice cá em casa e hoje trago-vos uma das sobremesas que mais gostamos ... a pavlova. Versátil e sempre saborosa, é uma forma deliciosa de se gastar claras congeladas e impressionar quem se senta na mesa.

  

Ingredientes para a pavlova:
- 4 claras
- 12 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 1 colher (chá) cheia de amido de milho
- 1 colher (chá) de vinagre de sidra

Ingredientes para o molho de frutos silvestres:
- 150g de frutos silvestres congelados
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar
- sumo de 1/2 limão

Ingredientes para a decoração:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 50g de chocolate negro + 1 colher (sopa) de leite
- raspas de chocolate

Aqueça o forno a 150º.
Comece pela pavlova. Bata as claras em castelo e vá adicionando o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Junte o vinagre e o amido de milho e bata até misturar na velocidade mínima. Coloque este merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando sempre as bordas um pouco mais altas. Leve ao forno até dourar e ficar crocante na superfície (cerca de 30 a 40 minutos). Se começar a dourar muito rápido, baixe a temperatura para 130º. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro (eu costumo fazer à noite e deixar arrefecer até de manhã).

Entretanto, prepare o molho de frutos silvestres:
Misture num tacho o sumo de limão, o açúcar e os frutos silvestres. Leve ao lume até engrossar um pouco, mexendo de vez em quando. Deixe arrefecer por completo.

Na hora da montagem:
Misture o chocolate com o leite e leve ao microondas até derreter, mexendo de 20 em 20 segundos. 
Bata as natas, junte o açúcar e continue a bater até obter um chantilly. Cubra a pavlova com as natas e verta colheradas do molho de frutos silvestres sobre as natas. Por fim, decore com o molho de chocolate e as raspas. Leve ao frigorífico até refrescar e sirva fresca.


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Bolo de limão com ricota e papoila


Estamos a meio da semana e por aqui o bolo de fim-de-semana já acabou. Para quem não sabe, eu adoro ter sempre um bolo simples para o lanche de domingo, daqueles bolos sem recheios nem coberturas, que vão bem a acompanhar um café ou para os dias mais gulosos, acompanha-se com uma bola de gelado na sobremesa. E como sei que existem várias pessoas que também gostam de algo doce a meio da semana, trago-vos hoje um bolo que fiz há uns tempos atrás, receita da menina Ana Rama, da página de facebook "CakeDiction" (quem não conhece vale a pena passar por lá e espreitar as gulosices dela, são uma delícia). 
Um bolo simples, húmido, com um toque crocante proporcionado pelas sementes e um sabor delicioso a limão. Não fica muito doce por isso podem aumentar um pouco no açúcar se forem muito gulosos (para mim estava perfeito assim). Espero que gostem e experimentem um dia destes para a vossa marmita, por exemplo.

Ingredientes:
- 1 e 1/2 chávena de farinha
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de manteiga mole
- 1 chávena de açúcar
- 3 ovos
- sumo e raspa de 2 limões médios
- 1/2 chávena de queijo ricota
- 2 colheres (chá) de sementes de papoila
(a chávena tem a capacidade de 250ml)

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Sempre a bater junte os ovos, um a um. Depois acrescente o queijo e o sumo de limão. Bata mais um pouco e acrescente a farinha, o fermento, a raspa de limão e as sementes de papoila. Verta o preparado na forma e deixe cozer durante cerca de 40 minutos ou até que o teste do palito saia seco.
Desenforme depois de pronto e decore com açúcar em pó depois de arrefecer.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Risotto de cogumelos e chouriço


Depois de uma pausa "forçada" aqui no blogue eis que regresso e desta vez com um prato que simplesmente adoro - risotto.
Arrozeira que sou, é com o risotto que fico mais feliz. Por isso, deixo-vos aqui mais uma sugestão desta iguaria para todos os amantes de arroz como eu. Espero que gostem ... 


Ingredientes:
- arroz para risotto qb
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/2 cenoura
- ervilhas qb
- 1/2 chouriço de carne
- cogumelos qb (usei frescos e desidratados)
- 40 ml de vinho branco
- 1 caldo de galinha
- 1 folha de louro
- 1 malagueta (opcional)
- 1 colher (chá) de pimentão doce
- sal qb (se necessário)
- azeite qb
- queijo ralado qb

Pique a cebola e os alhos. Rale a cenoura, corte os cogumelos em fatias e o chouriço em rodelas finas. Aqueça a água com o caldo de galinha e mantenha-a quente. Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, o louro e um fio de azeite. Deixe refogar até a cebola amolecer, junte a cenoura e o chouriço, deixando refogar mais um pouco, mexendo sempre. Acrescente o arroz e deixe fritar cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Regue com o vinho, envolva e junte os cogumelos, o pimentão doce e a malagueta (se gostar de picante). Acrescente um pouco do caldo (o suficiente para cobrir) e vá mexendo de vez em quando, acrescentando caldo sempre que este evapore. A meio da cozedura, acrescente as ervilhas. Quando o arroz estiver cozido, junte o queijo ralado, envolva e rectifique os temperos. Deixe descansar 2 minutos e sirva de seguida.