sábado, 25 de maio de 2019

Wraps de atum


E não é que chegamos a mais um dia 25, dia de mais um desafio "a cozinhar com ..." e desta vez a felizarda escolhida foi a Ana G. Neves do blogue Recanto com Tempero. A receita escolhida por mim foi feita num daqueles dias em que o calor não permitia estar na cozinha (quer dizer, não havia vontade) e além de ser uma receita fresca, é muito saborosa e foi feita num instante. Façam este fim de semana que está quente e digam lá se não tenho razão.

Ingredientes:
- 4 tortilhas (rolls wraps)
- 2 latas de atum ao natural
- 2 a 3 colheres (sopa) de maionese
- 1 cebola pequena
- 2 ovos cozidos picados (opção minha)
- azeitonas sem caroço
- salsa fresca picada
- sal e pimenta preta 
- cenoura ralada
- folhas de alface 

Comece por preparar a pasta de atum:
Numa tigela, coloque o atum bem escorrido e desfaça-o ligeiramente com um garfo. Descasque a cebola e pique-a juntamente com as azeitonas (utilizei a picadora). Ao atum, adicione a cebola picada com as azeitonas, a maionese e a salsa. Tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem.

Para a montagem dos wraps:
Estenda as tortilhas e cubra-as com folhas de alface bem secas. De seguida, disponha a cenoura, os ovos picados. Por fim, espalhe a pasta de atum. Enrole as tortilhas e corte-as ao meio. Sirva de seguida.


quinta-feira, 23 de maio de 2019

Semifrio de bolacha e limão

Cá em casa gostamos sempre de ter sobremesa, especialmente ao fim-de-semana. Mas a verdade é que nem sempre apetece fazer algo elaborado e a vontade de estar na cozinha torna-se quase um desperdício de tempo. Por isso, nesses dias mais estranhos, acabo sempre por fazer coisas simples, daquelas quase instantâneas, que nos limpam o frigorífico e a despensa, como foi o caso deste semifrio. Com curd de limão no frigorífico mais uns ingredientes à mistura, foi num instante que preparei esta sobremesa e até ficou muito saborosa, tanto que acabou rapidamente, garanto.


Ingredientes: 
- 4 colheres (sopa) de curd de limão (podem ver a receita aqui
- bolacha maria (cerca de ½ pacote) 
- 200ml de natas 
- 2 claras 
- 4 folhas de gelatina 
- 2 a 3 colheres (sopa) açúcar 
- leite para demolhar as bolachas 
- chocolate ralado para decorar 

Comece por preparar o curd de limão e deixe arrefecer (pode preparar com antecedência, ele aguenta pelo menos 2 semanas no frigorífico). 
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Escorra e leve a derreter no microondas durante cerca de 15 segundos (não deixe ferver). 
Bata as claras em castelo. Bata as natas com o açúcar até ficarem em chantilly firme. Junte-lhes metade do curd de limão e continue a bater. Envolva as claras em castelo e por fim a gelatina derretida. 
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente (para desenformar melhor) e verta um terço do creme. Espalhe por cima um pouco de curd de limão, bolacha maria demolhada ligeiramente no leite e depois novamente o creme. Volte a espalhar o restante curd de limão, as bolachas demolhadas e por fim verta a última parte do creme. Leve ao frigorífico para endurecer (o ideal é de um dia para o outro). Na hora de servir, vire a forma sobre um prato de servir, com cuidado retire a película aderente e decore com as raspas de chocolate. Sirva fresco.

Como viram, é muito simples de se fazer esta receita mas para os mais preguiçosos ou que simplesmente não têm tempo para a cozinha, deixo-vos esta ideia:

Perguntam-me vocês:
- Carla, eu adoro sobremesas mas não tenho jeito nenhum para as fazer, ajudas-me?
E eu respondo, sem hesitações:
- Não se preocupem, podem encontrar alguém que vos faça sobremesas deliciosas à distância de um click. Basta visitarem a plataforma Fixando e procurar o Serviço de Catering mais perto de vocês, onde irão receber até 5 propostas de profissionais qualificados, sem qualquer trabalho de pesquisa. 
É fácil, não acham? Já não têm desculpa para a falta de um docinho no final do jantar ...

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Tarte gelada de café e nozes


Com o calor só sabem bem sobremesas frescas, não acham? E por essa razão hoje trago-vos uma que fez sucesso cá em casa. Se gostam de café, não hesitem em experimentar, vão adorar ...

Ingredientes da massa:
- 200g de bolacha maria
- 100g de margarina derretida
- 1 colher (sopa) de cacau em pó

Ingredientes do recheio:
- 1/2 lata de leite condensado
- 3 folhas de gelatina
- 200ml de natas
- 150ml de leite quente
- 1 colher (sopa) de café instantâneo em pó 

Ingredientes da cobertura:
- 100g de nozes picadas grosseiramente
- caramelo líquido qb

Comece por fazer a massa. Pique as bolachas até ficarem desfeitas, junte o cacau e a margarina e envolva bem. Forre uma forma de tarte de fundo amovível com a massa (fundo e laterais). Reserve.
Para o recheio, coloque de molho em água fria as folhas de gelatina durante 5 minutos. Escorra-as e leve-as a derreter no microondas durante uns segundos. Dissolva o café no leite, junte a gelatina e reserve. Bata as natas até aumentarem de volume e começarem a engrossar. Junte o leite condensado e continue a bater. Junte a mistura de leite com café no preparado anterior e verta na forma, com cuidado. Leve ao frigorífico até que fique firme (costumo deixar durante a noite).
Para a cobertura leve ao lume o caramelo com as nozes e deixe-as saltear um pouco. Deixe arrefecer um pouco e verta sobre a tarte. Sirva bem fresca. 


segunda-feira, 13 de maio de 2019

Frango assado na airfryer ... ou no forno


Cá em casa sempre fui adepta de receitas rápidas e saborosas. E desde que tenho a airfryer (fritadeira sem óleo), passei a fazer mais vezes receitas de frango, variando apenas nos temperos. Geralmente deixo uma parte da pele porque assim o frango ganha mais sabor e não seca. Também podem experimentar no forno, caso não tenham a maquineta. Esta versão ficou uma delícia, espero que gostem.

Ingredientes:
- coxas e asas de frango (usei 4 de cada)
- 1 colher (chá) de tempero para assados (uso esta receita)
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 colher (chá) de ervas de provence
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- sal e pimenta qb
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- um pouco de vinho branco

Comece por temperar o frango com estes ingredientes e deixe marinar pelo menos 30 minutos. Leve a assar na airfryer durante cerca de 20 minutos, a 200ºC, com um pouco da marinada e a pele virada para baixo. A meio da cozedura vire-as e pincele com mais um pouco da marinada para que não sequem. Sirva com arroz e salada, batata-frita, puré ou massa.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

Bolachas de aveia e sementes

Olá a todos ...
Não sei como é com vocês mas eu ando a tentar começar a "dieta" do verão e com esse pretexto, tenho reduzido nos doces cá em casa. Não está fácil mas para tentar equilibrar as coisas e manter-me com o foco bem definido, vou procurando algumas receitas que me permitam ser gulosa mas sem pecar (muito). Isto para dizer que encontrei esta receita aqui e tive logo de experimentar. São as melhores bolachas de aveia que comi até hoje, perfeitas e com baixo teor de gordura e açúcares. Façam este fim-de-semana que não se irão arrepender.


Ingredientes (rendeu-me 12 bolachas):
- 80g de flocos de aveia
- 80g de açúcar amarelo
- 1 ovo M
- 15g de manteiga derretida
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de sementes de papoila 
- 1 colher (chá) de sementes de sésamo
- 1 colher (chá) de sementes de linhaça

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Misturar os flocos de aveia com o açúcar e o sal. Bater o ovo até aumentar de volume, acrescentar a manteiga e bater mais um pouco. Adicionar a mistura de aveia e por fim as sementes.
Forme bolinhas e coloque-as num tabuleiro, afastadas umas das outras. Achate-as ligeiramente e leve-as a assar durante cerca de 20 minutos (ou até dourarem e a humidade ter secado).
Deixe arrefecer sobre uma grelha. 


quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bagels


Sou uma amante de pão, não consigo evitar. Sejam doces ou salgados, simples ou com recheios, se leva massa lêveda, então tenho de provar ou fazer para experimentar. Sendo assim, hoje trago comigo uns pães que sempre me suscitaram curiosidade, especialmente quando os via em filmes americanos, especialmente pela sua forma. Feito algumas vezes cá em casa, gosto especialmente com uma fatia de queijo ou simplesmente torrados e barrados com queijo-creme, como uma verdadeira americana. 


Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo tipo 65
- 240ml de leite
- 50g de manteiga
- 30g de açúcar
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal
- ovo batido para pincelar
- sementes para polvilhar (uso papoila, sésamo e linhaça)

Dissolva o fermento num pouco do leite.
Na cuba da máquina de fazer pão coloque os ingredientes líquidos e depois os secos. Selecione o programa "Massa" (amassar e levedar). Quando o programa terminar, retire a massa e divida-a em pequenas porções (fiz oito). Forme bolas e depois com o dedo fure o centro, rolando depois a massa até obter uma argola. Deixe descansar um pouco (cerca de de 15 minutos). Entretanto, leve uma panela com água ao lume e quando esta levantar fervura, coloque os pães lá dentro até que estes voltem à superfície (são cerca de 15 a 20 segundos). Retire-os com uma escumadeira e escorra-os sobre um pano de cozinha limpo. Coloque-os num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo batido e polvilhe com as sementes. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coza durante cerca de 20 minutos ou até dourarem. Depois de prontos, retire e deixar arrefecer numa rede. 


Caso não tenha mfp, pode amassar à mão ou no robot de cozinha, tendo o cuidado de colocar primeiro os secos e depois os líquidos, amassando bem até obter uma massa elástica que se despegue das mãos. Depois deixe levedar numa bacia, tapada com um pano, até que a massa duplique ou triplique de volume (cerca de 2 horas em local ligeiramente aquecido). Depois é só seguir os passos da receita acima.


segunda-feira, 6 de maio de 2019

Queques de chouriço e azeitonas


Olá a todos, espero que tenham tido um bom fim-de-semana, com muitas gulosices e bastantes miminhos para a mãe. Mas como tudo o que é bom acaba, vamos lá começar a pensar na dieta do verão, com receitas mais saudáveis e que podem ser levadas na marmita, por exemplo. Para a sugestão que trago hoje, a inspiração veio do blogue "Telma Correia", e como resultado obtive uns queques salgados que tanto servem para um lanche como para um jantar se acompanhados de uma salada colorida. 


Ingredientes:
- 220g de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 40g de manteiga derretida
- 1 iogurte natural
- 2 colheres (de sopa) de leite
- 100g de chouriço cortado em cubos pequenos

- cerca de 8 azeitonas partidas grosseiramente e sem caroços (usei mistas do alentejo)
- 1 colher (sopa) de maionese
- 1 colher (de café) oregãos


Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte forminhas de queques com manteiga e polvilhe com farinha. Misture a farinha com o fermento e o sal. 
Numa tigela, bata os ovos muito bem e junte a manteiga. Incorpore o iogurte e o leite e bata até que a mistura fique homogénea. Junte a maionese e os oregãos e bata mais um pouco. Junte a farinha e bata bem até ficar sem grumos. Por fim, junte as azeitonas e o chouriço. Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.



sexta-feira, 3 de maio de 2019

Profiteroles com mousse de morango e chocolate


Profiteroles, um clássico da doçaria francesa que encanta sempre todos os que os provam. E quando penso neles, vêm-me sempre à memória a minha mãe, a pessoa que conheço que mais delira com esta iguaria.. Por isso, como estamos nas vésperas do Dia da Mãe, deixo-vos esta sugestão para presentear as vossas também ... porque a minha vai ter um monte deles para se lambuzar!!!

Ingredientes:
- 180g de farinha de trigo com fermento
- 4 ovos
- 250ml de água
- 50g de margarina
- 1 casca de limão
- 1 pitada de sal

Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a casca de limão e a margarina. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez e envolva rapidamente até que se desloque do fundo do tacho. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos e vá misturando na massa aos poucos, batendo bem para incorporar na massa. Depois de obter uma massa homogénea, coloque colheradas num tabuleiro de forno, ligeiramente afastados uns dos outros. Leve a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Após esse tempo, baixe para os 180ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até que fiquem dourados e ocos.
Depois de prontos, deixe arrefecer e recheie com o que quiser. Desta vez optei por uma mousse de morango e cobertura de chocolate. 

Se tiver uma Yammi ou robot similar:
Coloque na cuba a água, margarina, casca de limão e sal. Programe 3 minutos, velocidade 1, temperatura 100ºC. Retire a casca de limão e junte a farinha. Programe 20 segundos à velocidade 4. Deixe arrefecer um pouco. Bata os ovos ligeiramente. Programe novamente a máquina para 2 minutos na velocidade 3 e pelo bocal vá vertendo os ovos até obter uma massa homogénea. 
Depois de obter uma massa homogénea, coloque colheradas num tabuleiro de forno, ligeiramente afastados uns dos outros. Leve a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Após esse tempo, baixe para os 180ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até que fiquem dourados e ocos.

Para o recheio e cobertura:
Para a mousse de morangos basta levar ao lume morangos com um pouco de açúcar e uma gotas de limão. Quando os morangos começarem a desfazer-se e o molho a engrossar, retira-se do lume, tritura-se e deixa-se arrefecer. Bate-se um pacote de natas em chantilly firme, envolve-se a polpa de morango e recheia-se os profiteroles.
Para a cobertura, basta derreter chocolate com um pouco de leite e verter sobre os profiteroles.

  

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Croquetes de bacalhau e chouriço

Um dia destes fiz bacalhau cozido para o almoço. No entanto, acabou por sobrar um pouco de bacalhau e já a pensar em futuras refeições, limpei-o de peles e espinhas e congelei numa caixinha (cá em casa temos o lema de aproveitar tudo).
Este último fim-de-semana, lembrei-me do dito e lá fui por as mãos na massa, surgindo estes croquetes de bacalhau cuja ideia da conjugação de sabores tinha visto na internet há uns anos atrás e lá resolvi testar, partindo da minha receita base para croquetes. Ficam muito saborosos como petisco mas desta vez foi mesmo como refeição principal, com um arroz malandrinho de feijão. 


Ingredientes:
- 150g de bacalhau cozido (limpo de peles e espinhas)
- 1/2 chouriço corrente
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de farinha
- leite qb
- sal, pimenta e salsa fresca picada qb
- ovo batido e pão ralado qb

Comece por picar o chouriço e o bacalhau (separadamente) na picadora. 
Leve ao lume um tacho com o azeite, cebola, alho e louro. Quando a cebola ficar translúcida, junte o chouriço e deixe fritar um pouco para largar a gordura. Acrescente o bacalhau e deixe refogar mais um pouco. Acrescente a farinha, mexa e vá juntando leite aos poucos até que fique um preparado homogéneo mas que se descole do tacho. Tempere com sal, pimenta e a salsa picada. Retire do lume e deixe arrefecer por completo num recipiente tapado com película aderente. Eu deixo de um dia para o outro no frigorífico.
Depois de frio, molde bolinhas e depois dê-lhes o formato de croquete. Passe por ovo batido e pão ralado (nesta fase pode congelar para ter sempre à mão). Frite em óleo quente, escorra sobre papel absorvente e acompanhe com um arroz malandro de feijão, por exemplo.