sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mousse de chocolate light ... só com 2 ingredientes


Mousse de chocolate, algo que geralmente todos adoram, digo geralmente porque eu pertenço ao pequeno grupo que não liga a mínima e que só a come se não houver outra sobremesa à escolha. No entanto, isso nunca me impediu de fazer umas quantas e andar sempre à procura "da receita perfeita". Numa das minhas viagens pelo mundo gastronómico da net, deparei-me com esta mousse que me intrigou bastante, uma mousse com um ingrediente muito peculiar que eu decidi que tinha de testar mesmo. E mal surgiu a oportunidade, lá fui eu para a cozinha fazer. Posso-vos dizer que fica uma mousse saborosa, doce no ponto certo, pronta em 5 minutos (mais o tempo para solidificar no frio) e que ainda por cima podemos comer sem culpas, querem melhor? Experimentem e dêem-me o vosso veredicto ... 


E para quem não sabe, a água que sobra depois de cozer o grão ou o feijão chama-se aquafaba e serve para fazer merengue vegetariano, já que depois de bater alguns minutos, este líquido transforma-se numa espécie de claras em castelo, bem firmes e que servem para muitas receitas.

Ingredientes:
- 200g de chocolate de culinária
- 300ml de água de cozer o grão

Comece por derreter o chocolate no microondas (cuidado para não o queimar). Mexa bem até obter um creme brilhante.
Entretanto prepare a aquafaba: bata o líquido na batedeira até obter uma espécie de claras em castelo bem firmes. Envolva um pouco de aquafaba no chocolate para o temperar e não ganhar grumos, depois envolva tudo e mexa muito bem com uma espátula, com cuidado. Verta para uma taça ou tacinhas individuais e leve ao frigorífico durante umas horas para solidificar. Sirva depois assim simples ou com algum topping (com framboesas ou bolacha maria partida fica uma delícia).


Notas:
- quanto mais percentagem de cacau tiver o chocolate, mais amarga ficará a mousse e se forem gulosos (muito) acrescentem um pouco de açúcar ao derreter o chocolate. 
- utilizem a água de cozer o grão/feijão em casa ou o líquido que se encontra nas latas (foi o meu caso). Não utilizem o que está em frascos de vidro porque contém bastantes conservantes e já não é tão saudável. 


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Gelado de beterraba e laranja


Com algumas beterrabas colhidas, surge a necessidade de as gastar e como nem sempre apetece saladas, desta vez surgiu uma receita inesperada, pensada no momento, numa prova constante entre colheres até atingir um sabor decente. Um gelado que me surpreendeu muito pela positiva, que sabe a beterraba (não a terra) e cujo toque de laranja lhe confere um gostinho especial. Não é um gelado para qualquer um, é um gelado diferente e que pode fazer alguns torcer o nariz. Mas para quem gosta de beterraba, tem de experimentar este e para quem diz não gostar, dê-lhe uma oportunidade, o gelado merece e conquistou todos cá em casa, até os que não lhe tocam por nada :)


Ingredientes:
- 1 beterraba média cozida
- 1 laranja média
- 1 iogurte natural (ou de aroma, se preferir)
- 200ml de natas
- 5 a 6 colheres (sopa) de açúcar

Coloque a beterraba e o sumo de laranja num liquidificador e triture bem, acrescente o iogurte e bata mais um pouco até obter um creme homogéneo.
Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly firme. Envolva com uma espátula no creme de beterraba e leve à maquina de fazer gelados até obter a consistência desejada. Coloque numa caixa e leve ao congelador. Retire do congelador cerca de 10 minutos antes de servir.

Caso não tenha sorveteira, leve ao congelador e bata de 2 em 2 horas para quebrar os cristais de gelo.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Soufflé de espinafres com farinheira


Verão é sinónimo de refeições ao ar livre cá em casa e esta foi apenas mais uma que nos deliciou enquanto ouvíamos os passarinhos a cantar e sentíamos uma leve brisa sobre nós :)
Um soufflé delicioso para quem gosta deste enchido, cheio de sabor e bem rápido de se fazer ...



Ingredientes:
- 1 farinheira
- espinafres qb (sejam generosos)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho
- azeite, sal e pimenta
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 80g de farinha com fermento
- 500ml de leite
- 3 ovos
- pão ralado

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e o alho picados. Deixe refogar um pouco e junte os espinafres, salteando-os. De seguida, junte a farinheira e envolva bem, acrescente a farinha e por fim, o leite. Tempere com sal e pimenta e mexa sempre até engrossar. Retire do lume e envolva as gemas, mexendo bem. Deixe arrefecer um pouco.
Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta para um pirex untado de azeite, polvilhe com pão ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até o soufflé crescer e dourar. Sirva de seguida, acompanhado com uma salada.


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Bifanas no pão


Mais um mês passou e com ele mais um desafio do Cantinho das cozinheiras. E desta vez o blogue escolhido para o desafio foi o da Marylène, a "Cozinha de uma desastrada" e embora eu já o conhecesse, quando dei uma nova voltinha pela cozinha, deparei-me com a receita de umas bifanas bem à minha medida, um petisco perfeito para um fim de tarde com a família :)



Ingredientes:
- 6 bifanas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 200ml de polpa de tomate
- 200ml de vinho branco
- 170ml de cerveja
- 1/2 pimento verde
- 2 folhas de louro
- azeite, sal e piri-piri

Comece por espalmar as bifanas para que fiquem finas e corte-as em três (eu costumo colocá-las sobre duas folhas de película aderente e depois bato com o rolo da massa até ficarem na espessura que quero).
Corte a cebola em meias luas finas, o pimento em tiras finas e pique o alho. Leve-os ao lume num tacho com um fio de azeite e o louro até a cebola amolecer. Junte depois as bifanas, a polpa de tomate, o vinho, a cerveja e tempere com sal e piri-piri. Deixe refogar até a carne estar tenra e o molho reduzir. Rectifique os temperos se necessário e sirva dentro de uma bela carcaça, juntamente com o molho.
Caso queira um molho mais liso, retire as bifanas e triture o molho com a varinha mágica.




sexta-feira, 22 de julho de 2016

Bolo de laranja e limão


Sabem aqueles bolos que adoram e não se cansam de comer, daqueles que vos remetem para o passado e que nunca conseguem evitar. Pois, eu sei bem o que isso é e acontece-me sempre que faço este bolo de laranja. É daqueles bolos super fofos mas também húmidos, com um sabor delicioso e que sabe bem em qualquer altura do dia. Por essa razão, é bolo que evito fazer mas que bem sempre à baila quando peço cá em casa sugestões de bolo para o lanche. Desta vez, lá voltei a fazer o dito bolo mas juntei-lhe mais um toque cítrico e ficou muito agradável, mas o pior é que continuou a ser viciante e por isso lá fui eu comer umas fatias a mais da conta ...
Deixo-vos como sugestão para fazerem no fim de semana e levarem para a praia, sim porque na praia os doces ainda sabem melhor :D



Ingredientes:
- 1 laranja inteira (1 grande ou 2 pequenas)
- 4 ovos
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de açúcar amarelo (bem cheia)
- 1/3 chávena de óleo
- 2/3 chávena de leite
- 1 colher (chá) de fermento
- raspa de 1/2 limão pequeno

Lavar a laranja, cortar os topos e triturar no liquidificador. Acrescentar o leite, o óleo, as gemas, a raspa de limão e o açúcar. Juntar a farinha com o fermento e mexer. Por fim, adicionar as claras em castelo e envolver delicadamente. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada, a 180º, até o teste do palito sair seco. Decore com açúcar em pó.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lemon curd ... ou coalhada de limão


Este blog já existe há imensos meses e só agora me apercebi que ainda não tinha colocado aqui nenhuma receita de lemon curd. Ainda por cima, é daquelas receitas que estou sempre a fazer, não fôssemos todos cá em casa fãs incondicionais de limão. 
A verdade é que não sei como vivi tantos e tantos anos sem conhecer esta maravilha mas para me redimir tenho vindo a usar e abusar dele desde que o conheci nos últimos anos. Um creme que nunca falta cá em casa e que é das coisas mais versáteis que podemos ter porque fica bem com tudo (vá lá, quase tudo). Desta vez resolvi fazer umas pequenas alterações à receita que sempre fiz e gostei muito do resultado. Uma delícia ... para amantes de limão, claro :)


Ingredientes:
- 2 limões
- 2 ovos
- 40g de margarina
- 120g de açúcar amarelo
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de amido de milho

Coloque num tacho os ovos batidos, o açúcar, a margarina e o sumo e raspa dos limões. Mexa e leve ao lume (médio), mexendo sempre até começar a engrossar. Misture o leite com o amido de milho e junte ao preparado. Mexa sempre até engrossar. Retire do lume, coe e coloque num frasco, previamente esterilizado (ferver em água durante 10 minutos).
Deixe arrefecer completamente e conserve no frigorífico.

Notas:
- este creme fica delicioso a acompanhar crepes, panquecas, com iogurte, com gelado, a rechear bolos, etc ...
- eu gosto de sentir a acidez do limão bem presente mas podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar se gostarem de coisas mais docinhas.


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Espetadas de frango com camarão


Eu não sou uma pessoa de estações quando se fala de comida no entanto, confesso que existem algumas que me sabem melhor em determinadas alturas e os grelhados são claramente um deles. Desta vez, a escolha recaiu sobre umas espetadas de frango e camarão. Uma combinação de sabores que adoro e com todo aquele ar de verão, principalmente se comidas ao ar livre, com o sol a pairar sobre a nossa cabeça. Espero que gostem ...


Ingredientes:
- peito de frango
- camarões
- pimento vermelho
- alho picado
- sumo de limão
- sal, pimenta e colorau 

Comece por cortar o frango em pedaços e tempere com alho picado, sal, pimenta, colorau e sumo de limão. Deixe repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos. Descasque os camarões, mantendo a cabeça e a calda. Monte as espetadas intercalando o frango com o pimento e o camarão. Leve a grelhar num grelhador bem quente. No final, regue com um pouco mais de sumo de limão e sirva de seguida acompanhadas a gosto - acompanhei com arroz e salada.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Bimbissimo de limão ... ou "Yammissimo" neste caso


Num dos últimos posts, uma leitora deixou-me a sugestão de experimentar uma bebida chamada bimbissimo. Confesso que não a conhecia mas fui logo pesquisar sobre o assunto (não estivesse na hora do lanche) e quando a encontrei tive de a testar por ser tão simples. 
Resultado: um leite encorpado a fazer lembrar o iogurte líquido, com um sabor simplesmente delicioso. Para quem ainda não conhece, deixo aqui a sugestão que é tão boa e já faz parte da minha semana :)

Ingredientes (para um copo):
- 250ml de leite magro fresco
- 1/4 de limão com casca (usei tamanho médio)
- 15g de açúcar (1 colher de sopa mal cheia)

Método Yammi:
Coloque todos os ingredientes na Yammi e triture 5 a 10 segundos na velocidade 10 (consoante goste do sabor mais suave ou intenso do limão). Coe e beba de seguida.
Esta bebida convém beber fresca para ser ainda mais saborosa.

Método tradicional:
Coloque o limão com o açúcar e um pouco de leite no liquidificador e triture um pouco, junte o restante leite e volte a triturar mais um pouco. Coe e beba de seguida.
Esta bebida convém beber fresca para ser ainda mais saborosa.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Tortilha de chouriço com folhas de beterraba

Cá em casa temos uma pequena horta, ou melhor, uma tira de terreno junto ao muro onde o meu pai (e eu incluída) vamos plantando os legumes da época. Embora o espaço seja pequeno, tem estado bem rentabilizado e tudo nasce com força e em quantidade. Este ano, optei por experimentar plantar também beterrabas, não tanto pela beterraba em si mas sim pela curiosidade em relação às suas folhas e a verdade é que gostei bastante do seu sabor. A receita que deixo aqui hoje é algo que adoro - tortilha - que foi enriquecida pelas ditas folhas e se tornou bem mais nutritiva. Uma receita simples para começar bem a semana :)



Ingredientes:
- batatas em rodelas finas
- cebola em meias luas
- folhas de beterraba
- rodelas de chouriço (usei moira)
- ovos
- óleo ou azeite
- sal e pimenta

Frite as rodelas apenas até estarem cozinhadas e reserve.
Numa frigideira, frite o chouriço e reserve-o junto das batatas. Nessa mesma frigideira, junte um pouco de gordura e refogue a cebola, junte as folhas de beterraba e quando estas murcharem, junte ao preparado anterior. Acrescente os ovos batidos, tempere de sal e pimenta e envolva bem. Vire este preparado novamente na frigideira (se necessário, acrescente mais gordura) e deixe dourar. Vire a tortilha com a ajuda de um prato e doure do outro lado também. Sirva de seguida.
Eu acompanhei com os caules da beterraba salteados em azeite e alho.

as primeiras beterrabas cá de casa


sexta-feira, 15 de julho de 2016

Black forest cake ... ou bolo floresta negra


Mais um mês, mais um desafio "Sweet World" da Lia e da Susana e desta vez com um bolo delicioso. Se soubessem há quantos anos eu ando para fazer este bolo diriam que eu sou maluca, principalmente por ser um bolo de tão fácil execução e ainda por cima muito saboroso, diria mesmo viciante.
O bolo que vos falo é o tão famoso Black Forest Cake ou bolo floresta negra para os mais distraídos :)


Este bolo é um clássico alemão, cujo nome foi inspirado nas misteriosas florestas do sudoeste alemão e/ou nos trajes tradicionais das mulheres solteiras. Inspirações à parte, este é um dos mais conceituados bolos em todo mundo e provavelmente poucos o desconhecem. É um bolo pouco doce, composto por uma massa de cacau embebida em Kirsch (licor de cereja negra), em camadas e recheado com chantilly e cerejas. Posso dizer que não é um bolo indicado para crianças, já que o sabor da bebida deve ser bem demarcado.


Como opinião final posso dizer que mais uma vez adorei este desafio e este foi um dos melhores até agora. O sabor intenso e pouco doce da massa combinam perfeitamente com o creme e as cerejas, uma delícia que conquistou todos cá em casa e ficou já na lista de bolos a repetir. E como o fim de semana está mesmo à porta, deixo-vos esta sugestão deliciosa, que servida fresca e acompanhada por um copito de ginjinha, vai deliciar qualquer um :D  


Ingredientes para o bolo:
- 5 ovos
- 2 colheres de café solúvel dissolvidas em 200ml de água
- 1 chávena de açúcar amarelo
- 2 chávenas de farinha com fermento
- 1/2 chávena de cacau em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes para o recheio:
- 250g de cerejas frescas
- 100ml de licor de ginja
- 200ml de natas
- 250g de queijo quark (ou queijo-creme)
- 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
- 50ml de leite

Ingredientes para a cobertura:
- 160g de chocolate de culinária
- 3 colheres (sopa) de leite
- cerejas frescas para decorar


Comece por cortar cerca de 250g de cerejas ao meio e deixe-as a marinar no licor de ginja durante umas horas.

Para o bolo, bata as gemas com o café até duplicar de volume, acrescente o açúcar e continue a bater até obter uma mistura cremosa. Junte o cacau, a farinha e o fermento em pó, envolvendo bem. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta para uma forma redonda com o máximo de 21cm de diâmetro (previamente untada e polvilhada) e leve ao forno, pré-aquecido a 180º. Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Para o recheio, bata as natas com o açúcar até ficarem bem firmes, acrescente o queijo e bata mais um pouco apenas para envolver. Reserve no frigorífico. Escorra as cerejas e misture o líquido que sobrou ao leite.

Para a cobertura, leve ao microondas o chocolate e o leite durante 1 minutos na potência máxima (no meu caso era 900watts). Retire e mexa até obter um creme brilhante. reserve.

Para a montagem, corte o bolo em três discos. Coloque o primeiro disco sobre um prato de servir, humedeça a massa com 1/3 da mistura de ginja e leite, espalhe metade do creme do recheio, metade das cerejas cortadas e coloque o segundo disco de bolo. Volte a humedecer com mais 1/3 do líquido, o restante creme de natas e as restantes cerejas. Coloque o último disco de bolo e volte a humedecer.
Espalhe por cima o chocolate derretido e leve ao frigorífico até à hora de servir. Decore a gosto.


6º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Black forest cake"


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Granola de avelã, chocolate e especiarias


Granola, o meu pequeno-almoço preferido dos últimos tempos. Sempre gostei de variar o que como pela manhã, desde torradas, fruta e aveia, cereais, as escolhas são muitas mas tento sempre que seja o mais saudável possível. Por essa razão, depois de uma visita pelo corredor dos cereais e de ter perdido algum tempo a ler listas de ingredientes, cheguei à conclusão que andava a "envenenar" o meu organismo com açúcares e gorduras exagerados, além do meu palato se andar a queixar do excesso de doçura. Por essa razão, resolvi mesmo começar a fazer os meus próprios cereais, variando consoante o que me apetece, nunca repetindo e assim comendo de forma bem mais saudável e até económica. Sim, porque se quisermos cereais que sejam minimamente saudáveis, vamos gastar uns bons euros ...


Ingredientes:
- 1 e 1/2 chávena de flocos grossos de aveia (usei integrais)
- 1 e 1/2 colher (sopa) de sementes de girassol
- 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo
- 2 colheres (sopa) de mel (se gostar da granola docinha, acrescente mais um pouco)
- 1 colher (sopa) de coco ralado
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo
- 5 colheres (sopa) de avelãs partidas ao meio
- 1 colher (chá) de canela em pó
- raspa de 1/2 laranja pequena (só a parte laranja)
- 2 colheres (sopa) de chocolate picado grosseiramente

Leve ao lume uma frigideira anti-aderente com o óleo, os flocos de aveia, as sementes e as avelãs. Deixe aquecer cerca de 5 minutos ou até começar a largar um odor, mexendo ocasionalmente. Junte o mel, o coco, a canela e a raspa de laranja, envolva bem e deixe cozinhar mais um pouco, até a mistura começar a secar, mexendo várias vezes para não queimar. Retire do lume, coloque num tabuleiro para arrefecer, junte o chocolate em pó e o chocolate partido, envolva e deixe arrefecer por completo. Guarde num frasco e sirva com leite ou iogurte, por exemplo.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Choco com tinta estufado


Chegou cá a casa um belo choco com tinta, enorme ... e agora, o que fazer com ele? A ideia foi logo um belo choco estufado e assim surgiu este prato que, embora não tenha ficado com a tonalidade escura que eu pretendia, ficou muito saboroso e devorado por todos os que o comeram.


Ingredientes:
- 1 choco grande com tinta
- 1 e 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimento verde
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 4 colheres(sopa) de vinho branco
- 1 colher (chá) cheia de colorau
- 1 cubo de caldo de marisco
- 2 folhas de louro
- azeite, sal e molho piri-piri qb


Arranjar o choco (tendo o cuidado de não rebentar o saco de tinta, reservando a tinta) e cortar o choco em pequenos pedaços. Picar a cebola, os dentes de alho e o pimento.
Levar ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola, o alho, o pimento e o louro. Deixar refogar até a cebola amaciar, juntar o choco, o colorau, o caldo de marisco, o vinho e a polpa de tomate. Deixar refogar cerca de 10 minutos, acrescentar mais um pouco de água, temperar e deixar cozinhar até o choco estar macio. 
À tinta que reservou, junte um pouco de água para esta se dissolver e verta para o tacho, através de um coador. Mexa e deixe cozinhar mais uns minutos. Sirva de seguida, acompanhado com o arroz.

Para o arroz:
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água quente
- 1 cubo de caldo de marisco
- cebola picada
- um fio de azeite

Comece por refogar no azeite a cebola picada, junte o caldo de marisco e o arroz, envolva bem e depois junte a água. Deixe cozinhar e rectifique os temperos se necessário.


terça-feira, 12 de julho de 2016

Bolo de iogurte com frutos vermelhos


Como sabem, cá em casa domingo é sinónimo de bolo para o lanche e este fim de semana não foi diferente. Mais um bolo, simples como gostámos por cá, desta vez para acabar com uns iogurtes que estavam em fim de validade. Um bolo fofo e húmido devido à junção dos frutos vermelhos, uma delícia e perfeito para acompanhar com uma bola de gelado :)


Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 iogurtes de morango
- 1 medida de leite
- 1 e 1/2 medidas de açúcar
- 3 medidas de farinha com fermento
- 1/3 medida de óleo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- frutos vermelhos congelados a gosto

* a medida é o copo do iogurte


Descongele os frutos vermelhos e escorra-os bem.
Bata as gemas com o açúcar e um iogurte até obter uma mistura cremosa, acrescente o restante iogurte, o óleo, o leite e por fim a farinha e o fermento, envolvendo bem. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta para uma forma redonda (previamente untada e polvilhada), espalhe os frutos vermelhos escorridos por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. decore com açúcar em pó.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Bolonhesa de beringela ... ou melhor, uma berinhesa


Ontem foi um daqueles dias que me souberam muito bem.
Primeiro vieram as várias medalhas de ouro conseguidas pelos nossos atletas. E depois, como resposta a tantas criticas à Seleção vindas de todos os lados, os portugueses mostraram a sua garra de vencer e derrotaram em glória a tão "protegida" França. Foi uma vitória sentida e é nestas alturas que se vê quem são os melhores, mesmo depois de tantas contrariedades. Depois de uma noite de festa porque a seleção portuguesa conseguiu o tão desejado título europeu e principalmente, que soube tão bem depois de todas criticas feitas à equipa, a semana começa e com ela bem mais uma refeição deliciosa e vegetariana.
Dizem os especialistas que devemos moderar o consumo de carne e peixe, alternando com soluções mais vegetarianas. E como eu não gosto de contrariar quem sabe do assunto, tenho tentado, pelo menos uma vez por semana, fazer uma refeição sem carne ou peixe.
A receita de hoje é o reflexo de uma quantidade de beringela que acabou na minha cozinha, já no ponto certo de maturação e que teria de ser consumida o mais rapidamente possível. Como ninguém consegue dar vazão a tantas (e tão grandes), acabei por congelar grande parte delas para futuras utilizações. Sendo assim, a sugestão que vos deixo é uma espécie de bolonhesa mas feita apenas com legumes, uma excelente forma de os comer, de forma bem aromática e não menos saborosa. Posso dizer que virei fã deste prato e vou repetir mais vezes ... até porque tenho-me convencido que receitas vegetarianas, sendo bem conseguidas, não ficam nada atrás das receitas de carne ou peixe.


Ingredientes:
- 1 beringela grande
- 1 cenoura média
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1/2 pimento vermelho médio
- 1/2 pimento verde médio
- ervas aromáticas frescas qb (tomilho, alecrim e manjericão)
- 1 folha de louro
- oregãos secos qb
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 5 colheres (sopa) de polpa de tomate
- uma pitada de açúcar
- azeite, sal e pimenta qb
- queijo da ilha ralado qb (ou outro a gosto)
- massa cozida a gosto


Corte os legumes em pequenos cubos ou tiras e reserve. Leve ao lume um tacho com a cebola e o alho picados, juntamente com um fio de azeite e a folha de louro. Deixe refogar um pouco e junte os restantes legumes, refogando mais um pouco. Acrescente o vinho, a polpa de tomate, as ervas aromáticas (excepto o mangericão), o açúcar, sal e pimenta. Acrescente um pouco de água até cobrir os legumes e deixe cozinhar em lume brando até os legumes cozinharem. Quando estiver quase pronto, acrescente o manjericão e retifique os temperos. Sirva de seguida, com massa cozida e polvilhado generosamente com queijo ralado.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Panados de frango com salada de rúcula, laranja e nozes




Com o verão chegam as refeições leves e rápidas e eu adoro-as. Esta é apenas mais uma mas daquelas que resultam muito bem, perfeita para quem gosta de sabores agridoces. Eu sei que envolve fritos e devemos evitá-los mas para mim panados são uma das minhas perdições e por isso, de vez em quando, lá sai um como manda a tradição (sim, porque para mim no forno não é a mesma coisa). E o melhor de tudo neste prato é que já nem precisamos da sobremesa ;) 

Ingredientes:
- bifes de frango finos
- sumo de limão, sal, alho picado e pimenta
- ovo e pão ralado
- laranja
- rúcula
- nozes
- azeite, sal e pimenta

Comece por temperar os bifes de frango com sumo de limão, alho picado, sal e pimenta. deixe marinar um pouco. Passe por ovo batido e pão ralado e frite. escorra sobre papel absorvente.
Para a salada, lave a rúcula e coloque-a numa taça. Corte a laranja em meias rodelas e junte à rúcula, juntamente com o sumo que largaram. Tempere com azeite, sal e pimenta. Polvilhe com as nozes e sirva acompanhado dos panados. 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pão integral de iogurte e especiarias


Gosto muito de comer pão e como tal, por necessidade, acabei também muito por gostar de o fazer. É claro que se o tivesse de amassar, não gostaria tanto de o fazer. 
A receita que trago hoje é um daqueles pães em que nem é preciso acrescentar mais nada, um pão que se come muito bem simples mas com manteiga ou queijo ainda fica melhor. Um pão levemente adocicado, muito fofo e bastante aromático, com uma combinação de sabores que adoro e que deixa a cozinha com um cheirinho delicioso ... 


Ingredientes:
- 200ml de água
- 120ml de iogurte natural
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (café) de canela
- 1 colher (café) de cardamomo moído
- 1 colher (café) de açafrão em pó
- 2 colheres (sopa) de mel (usei de urze)
- 300g de farinha de trigo 65
- 200g de farinha de trigo integral

Dilua o fermento num pouco de água. Coloque na cuba da MFP todos os ingredientes, primeiro os líquidos e depois os sólidos, terminando com o sal. Programe pão normal, tostagem média, 750g.

Caso não tenha MFP, dilua o fermento num pouco de água, junte os restantes ingredientes e amasse até obter uma massa elástica. Deixe descansar (coloco sempre dentro do forno ou do microondas) até que esta duplique o seu tamanho. Dê forma ao pão ou coloque-o dentro de uma forma de bolo inglês, deixe levedar mais um pouco (cerca de 30 minutos) e leve a cozer no forno, pré-aquecido a 200º, pincelado com leite ou água, até este estar cozido.

terça-feira, 5 de julho de 2016

"Viennetta" caseiro de limão


Gelados são a minha perdição, sejam de que tipo forem, adoro. Por essa razão, cá em casa existem sempre alguns no congelador para nos deliciarmos. Desta vez, apeteceu-me algo diferente e assim surgiu esta espécie de "viennetta", com um aroma que adoro - o limão - bem fresca e perfeita para estes dias quentes :)


Ingredientes:
- 200ml de natas
- 3 claras
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 120g de chocolate de culinária

Para o creme de limão:
- 1 limão
- 1 ovo
- 20g de manteiga
- 60g de açúcar

Coloque num tacho o ovo batido, o açúcar, a manteiga e o sumo e raspa do limão. Envolva bem e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coe, deixe arrefecer e reserve.
Para o chocolate, derreta-o em banho-maria ou no microondas. Espalhe sobre folhas de papel vegetal, o mais fino possível e leve ao frigorífico até solidificar bem. Tenha em atenção o tamanho da forma que vai usar para que seja mais fácil depois a montagem.
Forre uma forma tipo "bolo inglês" com película aderente.

Bata as natas com as 2 colheres de açúcar até ficarem firmes. Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar até obter um merengue firme. Envolva os dois preparados e acrescente cerca de 3 colheres (sopa) de creme de limão, envolvendo bem.
Coloque um pouco deste preparado na forma, espalhe bem e coloque uma folha de chocolate, depois espalhe mais um pouco do preparado e mais uma folha de chocolate. vá intercalando até terminar os preparados, sendo a última camada de creme de natas. Para finalizar, espalhe o restante creme de limão e leve ao congelador até solidificar. 
Para servir, retire do frio cerca de 10 a 15 minutos antes de servir.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Bacalhau com grão e esmagada de batata


Sabem aqueles pratos que são tão simples e que todos sabem fazer? Bem, o que vos deixo aqui hoje é um desses e até tive dúvidas se o deveria publicar mas como gostei da apresentação final, achei por bem deixar aqui a sugestão de uma forma diferente para apresentar um prato tão simples como bacalhau cozido com batatas e grão ... e nem imaginam como me soube bem! 


Ingredientes:
- bacalhau demolhado
- batatas
- ovos
- grão de bico cozido
- cebola picada
- salsa fresca picada
- sal, azeite e vinagre qb

Comece por colocar as batatas e os ovos num tacho com água e sal. Quando levantar fervura, junte o bacalhau e deixe cozer. Quando estiver no ponto, escorra a água, descasque os ovos e esmague as batatas grosseiramente com um garfo.
À parte, coloque o grão de bico num tacho com um pouco de água e aqueça (pode saltar esta parte mas eu gosto do grão à mesma temperatura do restante prato).
Entretanto prepare o molho: pique a cebola e a salsa para uma tigela, tempere com sal, azeite e vinagre (seja generoso). Verta uma parte deste molho sobre o grão de bico escorrido e reserve.
Para servir coloque no prato um aro e depois comece a montagem: primeiro uma camada de batata esmagada, depois o grão, de seguida o ovo cortado em rodelas e por fim o bacalhau em lascas. Regue com o restante molho e sirva de seguida.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Couscous com espetadas de peixe e camarão


Dia 1 novamente, o tempo passa ou melhor voa. E com isto chegou mais um desafio do "Dia Um na Cozinha" , mais um tema proposto e desta vez algo que adoro comer no verão por ser bem fresco, rápido e delicioso - os couscous.


Para quem ainda não conhece, os couscous são produzidos a partir da sêmola de trigo e conhecidos pela sua versatilidade e rapidez de confecção. Originários de Magrebe (norte de África) são muito confeccionados em Marrocos, Argélia e Tunísia, adquirindo aqui até o estatuto de prato principal.
Segundo a história, teriam sido introduzidos em Portugal durante o século XVI, partilhando a mesa com o arroz e os cereais mas foi perdendo o seu estatuto e rapidamente foi esquecido.

A receita que proponho hoje é daquelas óptimas para se fazer com antecedência e levar na marmita ou até para um almoço na praia. O aroma das ervas aromáticas e do sumo de limão dá um toque de frescura delicioso aos couscous e complementam muito bem as espetadas. Uma receita leve para estes dias quentes e muito rápida de se preparar, espero que gostem :)


Para os couscous:
- couscous
- cenoura
- tomate
- pepino
- sumo de limão
- hortelã e salsa fresca
- caldo de galinha
- azeite, açafrão e sal

Corte os legumes em cubos pequenos. 
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e refogue a cenoura. Reserve.
Aqueça uma medida e meia de água aromatizada com o caldo de galinha e o açafrão. Junte uma medida de couscous, mexa com um garfo e tape, deixe repousar 5 minutos. Volte a mexer, junte o sumo de limão, as ervas frescas picadas e os legumes em cubos. Envolva bem e rectifique os temperos. Reserve no frio até à hora de servir.


Receita das espetadas adaptada do site vaqueiro

Para as espetadas:
- pescada ou outro peixe à escolha
- camarão grande
- pimento vermelho
- sumo de limão
- molho de soja
- uma pitada de açúcar amarelo
- sal e malagueta picada

Tempere o peixe e o camarão com sumo de limão, um pouco de molho de soja, a pitada de açúcar, sal e malagueta. Cubra com película aderente e reserve um pouco para ganhar gosto.
Faça as espetadas, intercalando o peixe com o pimento e o camarão. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e cozinhe as espetadas, pincelando várias vezes com a marinada.
Sirva as espetadas acompanhadas com os couscous.