sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Creme de ricota e rum


No verão são as sobremesas frescas as mais desejadas. E cá em casa não somos diferentes por isso, volta e meia gosto de experimentar novas conjugações de sabores. Depois de uma passeata pelos ingredientes disponíveis cá em casa, surgiram estas tacinhas que gostei bastante e que voltarei a repetir de certeza. Doces e frescas, uma solução perfeita para quem gosta de um doce no final da refeição.


Ingredientes:
- 350g de queijo ricota 
- 2 ovos
- 80g de açúcar 
- raspa de meio limão pequeno
- 1 colher (sopa) de rum
- 200ml de natas
- 4 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria durante 5 minutos. Passado esse tempo, escorra e leve ao microondas durante 20 segundos. Retire e mexa até que esteja completamente líquido. Reserve.
Bata as natas com metade da quantidade de açúcar até que fiquem bem firmes. Bata as claras em castelo e quando estas "levantarem", adicione o restante açúcar e bata até obter um merengue firme.
Coloque numa taça a ricota, as gemas, a raspa de limão e o rum. Bata até que fique uma mistura homogénea. Acrescente a gelatina derretida e misture. Por fim, envolva as natas  e as claras com cuidado (usando uma espátula). verta o preparado para taças individuais ou uma taça grande. Leve ao frigorífico durante umas horas para solidificar. Por fim, polvilhe com coco ralado ou chocolate branco ralado e sirva bem fresco.


quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Frango à brás (aproveitamento de frango assado)


Um dia destes houve festa cá em casa e como devem imaginar, depois de muita conversa fiada e brincadeiras, mesa farta e bebidas frescas, quando todos se vão embora é que reparamos na quantidade de comida que sobrou (nunca é pouca, confesso). Mas como cá em casa tudo se aproveita e nada se deita fora, ao olhar para uns restos de frango de churrasco e umas batatas fritas já moles que ninguém gosta de comer aquecidas, lembrei-me de fazer este prato que todos adoram e assim dar uma nova vida a uns alimentos tristonhos fazendo um almoço que mereceu "bis". Fica assim a sugestão para quem, como eu, nestes dias quentes adora o belo do frango no churrasco mas depois fica com sobras. Uma delícia para fazer muitas vezes.



Ingredientes:
- sobras de frango assado no churrasco
- sobras de batatas fritas (podem usar batata palha de pacote) 
- cebola em meias luas finas
- dentes de alho picados
- chouriço "mouro" em rodelas finas
- 1 folha de louro
- um fio de azeite
- salsa picada 
- ovos batidos
- azeitonas

Comece por refogar no azeite a cebola em meias luas finas, o alho picado e a folha de louro. Quando a cebola amolecer, junte o chouriço e deixe refogar um pouco até que este solte a gordura. Acrescente o frango e a batata frita. Envolva bem e deixe refogar mais um pouco. Retire do lume e junte os ovos batidos. Envolva muito bem e leve novamente ao lume (brando), mexendo sempre até os ovos estarem na consistência que goste (eu gosto bem sequinha). Rectifique os temperos e sirva de imediato, polvilhado com salsa picada e azeitonas.


segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Tarte de queijo galega


Como já vos contei algumas vezes, os meus padrinhos vivem na Galiza e como tal, aprendi a comer e apreciar bastante alguns pratos típicos de lá. De entre as diversas receitas, esta tarte doce é uma das receitas que mais gosto e uma das especialidades da minha madrinha. Receita presente na mesa sempre que lá vamos, não podia deixar de pedir a receita e experimentar também cá em casa. E se não ficou exactamente igual à da madrinha (acho que nunca conseguimos fazer igual, não é?), ficou muito boa também e digna de ser partilhada com todos vocês. Uma tarte fresca e nada enjoativa, perfeita para os amantes de queijo que existem por aí. Espero que gostem e experimentem um dia destes para deliciarem a família nas férias.



Ingredientes:
- 1 iogurte natural
- 1 medida (de iogurte) de farinha 
- 1 medida (de iogurte) de açúcar
- 1 medida ( de iogurte) de leite
- 3 ovos
- 150g de queijo-creme (aconselho usar um de qualidade, fica mais saboroso)
- 200ml de natas

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre uma tarteira com papel vegetal (uso uma de 22cm).
Bata os ovos com o açúcar até que fique uma mistura homogénea, acrescente depois o iogurte, a farinha, as natas, o leite, o queijo-creme e a farinha, batendo entre cada adição. Verta a mistura para a forma e leve a assar durante cerca de 45 a 60 minutos. Retire do forno quando estiver dourada e firme (como os fornos variam bastante, convém fazer o teste do palito para confirmar).
Desenforme depois de fria e mantenha-a no frigorífico até à hora de servir.



segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Torta de limão e coco


Com tantos limões por aqui, torna-se inevitável fazer receitas com eles. Felizmente todos adoram este maravilhoso citrino cá em casa e por isso é fácil de agradar. Hoje resolvi trazer-vos uma torta que faço muitas vezes por ser bem fresca e em nada enjoativa, que derrete na boca de tão fofa. Além disso, congela muito bem e torna-se uma tábua "salva vidas" para aquelas visitas inesperadas que resolvem tocar à campainha de vez em quando. Espero que gostem e experimentem um dia destes, quem sabe para levarem para a praia agora que muitos estão de férias.


 
Ingredientes:
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) cheias de farinha
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- creme de limão qb (receita aqui)
- coco ralado qb

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Forre uma forma rectangular (usei de 20x25cm) com papel vegetal.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e quando estas ficarem firmes, junte uma colher de açúcar e bata mais um pouco. Bata as gemas com o restante açúcar e a baunilha até obter um creme fofo. Com cuidado, envolva as claras e a farinha com o fermento no preparado das gemas, alternando entre elas. Verta para a forma, alise e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos. Convém fazer o teste do palito mas não deixe secar demasiado para que não quebre ao enrolar.
Depois de cozida, desenforme sobre um pano húmido, barre com uma parte do creme de limão e enrole. Barre toda a torta com o restante creme de limão e polvilhe generosamente com o coco ralado. Mantenha no frigorífico até à hora de servir.


sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Tarte de amêndoa rápida


Frutos secos são uma perdição para quase todos nós, não acham? Uns gostam de nozes, outros de avelãs, amêndoas, amendoins, cajus ... e cá em casa não somos diferentes e gostamos de tudo. Por isso, quando digo que vou fazer algo com um fruto seco apenas me dizem "vai demorar muito?".
E foi a pensar em todos os apaixonados impacientes que existem por aí (e por aqui) que resolvi trazer esta tarte de amêndoa super rápida e com um toque húmido maravilhoso que a torna completamente viciante. Espero que se viciem nela tanto como nós cá em casa.

  

Ingredientes:
- 200g de amêndoa com pele
- 100g de açúcar (pode acrescentar até 150g se for guloso)
- 40g de manteiga amolecida
- 3 ovos
- raspa de 1/2 limão pequeno
- 1 colher (café) de canela em pó

Comece por triturar a amêndoa até obter uma farinha grosseira. Bata os ovos com o açúcar até que fique uma mistura homogénea. Acrescente a amêndoa, a raspa de limão, a canela e por fim a manteiga. Envolva tudo e verta para a forma. Leve a assar a 180ºC durante cerca de 25 minutos (verifique a cozedura com o teste do palito). Retire do forno quando estiver pronta, deixe descansar cerca de 5 minutos e desenforme. Depois de fria, decore com açúcar em pó e sirva.

Dica: faça a tarte no dia anterior e mantenha-a no frigorífico tapada. Desta forma vai ganhar mais humidade e ficar ainda mais irresistível.